Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Ammaya a primeira UCC do país certificada

A Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya concluiu com sucesso o processo de acreditação do Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde, que iniciou em novembro de 2014, tornando-se  no dia 12 de julho a primeira UCC do país acreditada pelo referido modelo.

A UCC Ammaya, faz parte do Aces São Mamede e funciona no Centro de Saúde de Portalegre, serve a população do Concelho de Portalegre (área de abrangência 23,525 cidadãos residentes no concelho de Portalegre (n.º de utentes em ECCI: 25). Entrou em funcionamento em janeiro de 2011.

A equipa é composta por 6 enfermeiras, 1 assistente operacional e tem como colaboradores, 1 psicóloga, 1 Dietista, 1 Técnica Superior de Serviço Social e 1Fisioterapeuta
 
Esta acreditação da qualidade de nível BOM é o culminar de um processo composto por quatro fases: candidatura, processo de autoavaliação, auditoria externa e reconhecimento, em conformidade com as especificações e critérios estabelecidos no Manual de Standards de Unidades de Saúde de Gestão Clínica.


De realçar, que o processo que a UCC Ammaya atravessou permitiu um aperfeiçoamento das competências da equipa e um aprimoramento dos procedimentos, refletindo-se esta evolução na melhoria da qualidade dos cuidados e serviços que presta à comunidade.


A UCC Amamya encontra-se acreditada por um período de cinco anos e terá ao longo desse período de tempo o acompanhamento e monitorização por parte do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS.
Importa referir que “Um serviço acreditado é um serviço com reconhecimento de mérito.”


A equipa da UCC Ammaya agradece a todos os que colaboraram direta ou indiretamente em todo este processo, pois sem um verdadeiro trabalho em equipa não teria sido possível alcançar este objetivo.