Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA participa em projeto europeu de faturação eletrónica
No âmbito do SNS sem papel, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo candidatou-se ao projeto europeu de faturação eletrónica denominado European Hospitals adopting the e-invoicing Directive.

O projeto foi aprovado pela INEA – Innovation and Networks Executive Agency, tendo sido selecionado o grupo EDICOM para a promoção do mesmo.

Visa a implementação de soluções de faturação eletrónica em 22 hospitais, repartido por entidades portugueses e húngaras, cujo o objetivo destas ações será facilitar a implementação da Norma Europeia de faturação eletrónica, de acordo com os requisitos da Diretiva 2014/55 / UE (Diretiva de faturação eletrónica).

A ação baseia-se nos resultados de ações anteriores financiadas pelo CEF Telecom, como por exemplo: Govein (Ação 2015 EU IA 0058), GOV2EU (Ação 2016 EU IA 0096) e HOSP & INVOICE (Ação 2017 EU IA 0146 ), ao qual replicando a implementação de soluções de receção de faturas em formato eletrónico através da infraestrutura EDICOM B2B Cloud Platform, que por sua vez se integrará com os sistemas ERP dos beneficiários.

A utilização da plataforma EDICOM, irá não só dar cumprimento a esta nova legislação mas sim otimizar e melhorar os processos na relação entre comprador e vendedor, bem como na redução de custos de processamento da informação.


Em que consiste o projeto?

O projeto consiste na preparação e adaptação dos participantes que fazem parte do Consórcio Europeu, em desmaterializar a receção de documentos financeiros conforme os requisitos da Norma Europeia.


O que obtém os participantes?

Acesso a uma plataforma de Receção de Faturação Eletrónica subvencionada pelo programa CEF TELECOM da Comissão Europeia que permitirá a receção de faturas em formato eletrónico para distintos interlocutores.​