ULSLA ativa funcionalidade de mensagens SMS, na gestão de consultas
Iniciou-se dia 14 de maio na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, um projeto na gestão das consultas, que será efetuado em três fases.
Este projeto, conta com uma nova funcionalidade desenvolvida pelo Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação da ULSLA, e tem dois objetivos fundamentais; o envio de mensagens escritas (SMS) informando a marcação, desmarcação e remarcação de consultas, bem como o envio de aviso com 48 horas de antecedência a relembrar a consulta que está agendada.

Esta nova funcionalidade, irá permitir informar os utentes em tempo real sobre a marcação, ou qualquer alteração que haja com a data da consulta, bem como melhorar a acessibilidade dos utentes às mesmas, uma vez que o aviso enviado 48 horas antes da consulta, permitirá ao utente, caso não possa comparecer, informar a ULSLA em tempo útil, permitindo assim também aos serviços, agendar outro utente no mesmo período.
Este projeto que será efetuado em três fases, iniciou-se com o envio por SMS para primeiras consultas hospitalares, (pedidos muitas vezes efetuados pelo médico de família ao Hospital). Seguir-se-á posteriormente o envio de SMS para as consultas subsequentes (consultas de seguimento), e na fase mais avançada, envio de SMS para consultas efetuadas nos Cuidados de Saúde Primários.

Este projeto, deverá também ser acompanhado por parte dos utentes, na colaboração da atualização dos contactos, nomeadamente números de telemóvel, de forma a garantirem que este novo serviço tenha reflexos práticos, não só na gestão das consultas por parte da ULSLA, mas também nas suas próprias vidas enquanto utentes.