Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA comemorou o Dia Mundial da Saúde Oral

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, através da Unidade de Saúde pública do Alentejo Litoral, estiveram representadas por um dos seus higienistas orais num evento de dimensão nacional comemorativo desta data, na cidade de Pombal. A higienista oral de Santiago do Cacém e Sines realizou, em conjunto com uma professora formada em educação física e desportiva, aulas de escovagem de dentes utilizando a música como veículo de expressão corporal e aprendizagem, no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. A higienista oral de Odemira entregou “brindes” com alguns conselhos de saúde oral aos alunos com quem trabalhou esta semana, de forma a também assinalar a data.

 As doenças orais são, ainda hoje, as doenças mais prevalentes na população mundial, com impactos consideráveis na saúde e bem-estar das pessoas. Deste conjunto de patologias assumem maior destaque a cárie dentária e a doença gengival.

 Tanto uma como outra são altamente vulneráveis a estratégias de prevenção, nomeadamente, limitação do consumo de alimentos açucarados e boas práticas de higiene oral diária (onde se inclui a escovagem dos dentes com uma pasta com flúor e o uso do fio dentário).

O tratamento destas doenças tem forte impacto económico, não só para as famílias, como para o próprio sistema de saúde, pelo que a estratégia nacional para esta área passa por actuar antes da doença chegar, promovendo e protegendo a saúde oral o mais precocemente possível.

A cárie dentária afecta principalmente as crianças e os jovens, tendo merecido, ao longo das últimas décadas, a atenção dos serviços públicos de saúde, nomeadamente através de acções dirigidas à população em idade escolar, como o incentivo à escovagem dos dentes na escola, a distribuição de flúor para bochechar, a aplicação de selantes de fissuras, e, mais recentemente, a aplicação de verniz de flúor nos jardins-de-infância.
 
A Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral participa activamente na gestão e execução do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, sendo os seus três higienistas orais os principais intervenientes, desdobrando-se em diversas actividades nos cinco concelhos da Região, actividades essas que vão desde a promoção da literacia junto de crianças e jovens, grávidas, idosos, entre outros, até às consultas de higiene oral nos centros de saúde.

O último Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais, de 2015, disponível na página da Direcção-Geral da Saúde, veio revelar os impactos significativos destas medidas na saúde da população, em especial, no grupo das crianças e jovens.

Neste estudo, a Região Alentejo obtém os melhores indicadores de saúde oral aos 12 anos, idade onde se reflecte todo o trabalho desenvolvido desde o jardim-de-infância. São resultados que enchem de orgulho, não só à Unidade de Saúde Pública, como a todos os demais profissionais envolvidos.

É, por isso, convicção destes profissionais (e a evidência científica assim o demonstra) que o caminho que se está a seguir é o correcto, e que com os esforços de todos – médicos de saúde pública, higienistas orais, enfermeiros, autarcas, professores e auxiliares, não esquecendo pais e encarregados de educação – é possível construir um futuro sem doença e de forma sustentável.

 

Se tem filhos em idade escolar, não deixe de participar no Programa de Saúde Oral !

Manter um sorriso para a vida está nas mãos de todos nós.