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Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja acreditada pela DGS

No passado dia 24 de Junho, a Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja, da ULSBA, EPE, completou o processo de Acreditação de Qualidade de acordo com o modelo de Acreditação do Ministério da Saúde, através do Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde, a entidade responsável pelo acompanhamento e atribuição da Acreditação.

A Unidade de Saúde Familiar AlfaBeja é uma Unidade funcional do Centro de Saúde de Beja, integrada na ULSBA, EPE.
Serve uma população de cerca de 16 mil utentes, maioritariamente residentes na cidade de Beja e tem ainda uma Extensão de Saúde na aldeia de Baleizão onde serve 750 utentes.
A equipa é composta por 8 médicos, 9 enfermeiros e 7 administrativos.

 A Acreditação na área da saúde é o reconhecimento formal por um organismo independente de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstram possuir processos que priorizam a segurança e qualidade  A Acreditação na área da saúde é o reconhecimento formal por um organismo independente de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstram possuir processos que priorizam a segurança e qualidade no atendimento ao utente baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais vigentes. A Unidade de saúde Familiar Alfa Beja atingiu o nível Bom.

 O Ministério da Saúde, através da Direção Geral da Saúde adotou o modelo de Acreditação da Agência de Calidad Sanitária de Andalucia (ACSA), e atualmente várias dezenas de unidades de saúde, dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, estão acreditadas no nosso país.

 A USF Alfa Beja iniciou o seu processo de Acreditação no final de 2014, e durante os 18 meses seguintes, adaptou as suas práticas e introduziu novos procedimentos, dando resposta às exigências de qualidade definidas pelos vários standards do processo de acreditação.
 A USF Alfa Beja é assim a segunda unidade clínica da ULSBA a ser Acreditada pela DGS (a primeira foi o Serviço de Pediatria).

 Este não é, no entanto, o concluir de um esforço, mas apenas uma primeira etapa num processo contínuo visando a melhoria da qualidade nas práticas clínicas e segurança dos utentes.

 Os processos de Acreditação são contínuos, com várias fases de reavaliação e melhoria contínua.