Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
NI - ACSS - Aumento do número de consultas e cirurgias no primeiro semestre de 2015 - 29 agosto
Os dados da atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do primeiro semestre de 2015 revelam um crescimento da atividade realizada nos cuidados de saúde primários, nomeadamente do número de utilizadores que aumentou 0,8 por cento, comparativamente com o mesmo período de 2014. Conclui-se que a tendência de aumento do número de utilizadores verificada nos últimos anos continua. Durante os primeiros seis meses do ano 5,4 milhões de portugueses tiveram pelo menos uma consulta nos cuidados de saúde primários no SNS.
De janeiro a junho, realizaram-se mais de 15 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, registando-se um crescimento das consultas diretas (presenciais e domiciliárias) de 0,3 por cento, face ao período homólogo de 2014.
 
Em termos de atividade hospitalar registou-se um aumento da produção realizada até junho de 2015, quando comparada com o período homólogo do ano passado, com especial destaque para a variação positiva ocorrida na atividade cirúrgica de ambulatório (+1,4 por cento) e nas consultas médicas externas (+1,2 por cento), sendo de destacar o crescimento das primeiras consultas (+2,1 por cento).
 
O valor global de consultas prestado pelo SNS, quer ao nível hospitalar, quer dos cuidados de saúde primários, continuou a registar uma evolução positiva tendo alcançado as 21.353.814 consultas.
 
Atividade Cirúrgica
Nos primeiros seis meses de 2015 registou-se uma subida ao nível da atividade cirúrgica realizada no SNS, realizando-se mais de 286 mil cirurgias, valor semelhante ao registado no período homólogo de 2014, o que confirma a tendência de elevados padrões de desempenho cirúrgico nos hospitais do SNS.
 
Continua a verificar-se um crescimento gradual das cirurgias de ambulatório, sendo que 58,4 por cento das intervenções realizadas neste período ocorreram neste regime, quando em igual período de 2014 esta percentagem ascendia a 57,7 por cento.
 
 
Consultas no SNS
No primeiro semestre de 2015 realizaram-se mais primeiras consultas médicas externas (2,1%) e mais consultas subsequentes (+0,8%) nos hospitais do SNS, do que em período idêntico do ano de 2014, mantendo a tendência de aumento da produção de consultas nos hospitais do SNS que se tem registado nos últimos anos, destacando-se pela positiva o crescimento das primeiras consultas.
 
Importa ainda destacar a atividade médica realizada no domicílio, a qual se encontra com valores superiores aos registados nos primeiros seis meses de 2014, acima dos 100 mil domicílios médicos.
 
Também ao nível das consultas de enfermagem registou-se um crescimento de 5 por cento face a igual período do ano passado, número traduzido em mais meio milhão de consultas num total de 10,2 milhões. 
 
29 de agosto de 2015
 
ACSS, I.P.,
 
ACSS - Núcleo de Comunicação e Informação
 
comunicacao@acss.min-saude.pt