Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
A UCC Ponte de Sor - Montargil promove atividades de Educação para a saúde e disponibiliza Guia para Cuidadores Informais

No âmbito da promoção da autonomia dos cuidadores informais, a Unidade de Cuidados na Comunicade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil tem vindo a desenvolver ações pontuais, junto dos cuidadores informais dos utentes em cuidados continuados integrados e em visitação domiciliária de enfermagem, sobre úlceras de pressão e os cuidados inerentes à sua prevenção, com distribuição de um folheto informativo.

Estas atividades são cada vez mais importantes e pertinentes, pois com o aumento da longevidade tem-se verificado um crescente número de doenças crónicas com tendência para a dependência. Emerge assim, como problema prioritário, a necessidade de apoio às pessoas idosas dependentes. Os cuidados prestados ocorrem normalmente no domicílio através de familiares, amigos ou vizinhos que, fazem parte da rede social de apoio informal e assumem a responsabilidade do cuidado. Constituem o elo de ligação com a equipa de saúde, fornecendo informações pertinentes e fundamentais sobre a situação do utente.
  

Guia para cuidadores informais ao doente dependente.pdfGuia para cuidadores informais ao doente dependente.pdf