Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA – Ampliação do serviço de urgência geral e pediátrica, com área dedicada para COVID 19, no Hospital José Joaquim Fernandes em Beja

A pandemia de COVID-19 criou grandes desafios a todos e, em particular, às unidades prestadoras de cuidados de saúde, não só decorrentes do volume acrescido de trabalho, mas também da necessidade de alterar estruturas funcionais e físicas, alterar e duplicar circuitos de profissionais e doentes, de criar novos fluxos de trabalho, de alterar práticas e rotinas, bem como ao nível da própria organização do trabalho, com o objetivo de manter a qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde a profissionais e utentes. 


O serviço de urgência pediátrica da ULSBA não estava dimensionado nem tinha condições de adaptabilidade na estrutura física existente para cumprir as normas exigíveis para a prestação de cuidados face ao desafio da pandemia.


O serviço de urgência geral da ULSBA, à semelhança da urgência de pediatria, também não estava dimensionado para esta nova realidade pelo que fomos levados a procurar novas soluções. 


Procurou-se uma solução que, não só melhorasse substancialmente as condições físicas, como permitisse o estabelecimento de circuitos completamente separados, com as dimensões adequadas, garantindo assim a qualidade e segurança necessárias para profissionais e utentes. 


Neste sentido, encontra-se concluída a instalação da urgência de pediatria em módulos contentorizados, salvaguardando todas as condições necessárias. Iniciou o seu funcionamento em julho de 2020.
Estão em curso os trabalhos de instalação e montagem da estrutura modular de ampliação do Serviço de Urgência geral, que deverá ficar disponível no final do mês de agosto. 


A nova estrutura tem espaços individualizados de triagem, consulta, SO, sala de espera, entre outros, o que permite assegurar a resposta à situação de pandemia e de temperaturas extremas com qualidade e segurança para todos. 


O Conselho de Administração da ULSBA, com estes dois equipamentos, pretende disponibilizar a toda a população e aos seus profissionais as melhores condições possíveis para prestação de cuidados de saúde.