Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Auditoria Organizacional às Teleconsultas na ULSNA

A equipa regional do Programa de Telessaúde do Alentejo, composta pelo coordenador do Programa – Marciano Lopes – e pelo Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – Mário Grave –, realizou, no passado dia 27 de setembro, uma auditoria organizacional às teleconsultas de Fisiatria que decorrem na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE, (ULSNA), cuja médica responsável é a Promotora Interna de Telessaúde da ULSNA, Fátima Figueiredo.


O Programa de Telessaúde do Alentejo tem subjacente um Sistema de Gestão da Qualidade, implementado de acordo com a Norma ISO 9001:2015 e que está certificado pela empresa EIC, até 4 de abril de 2021. Decorrente da 1.ª auditoria de acompanhamento ao SGQ surgiu a necessidade de analisar se o funcionamento das teleconsultas na região Alentejo cumpre a tramitação e os registos exigidos pela Norma 010/2015 da Direção Geral da Saúde, que define e consubstancia a regulamentação das teleconsultas. Para tal, foi aplicado o instrumento de auditoria organizacional previsto na referida Norma, tendo sido auditados todos os critérios definidos no processo de funcionamento de uma teleconsulta. Os resultados obtidos foram bastante promissores, registando-se um índice de conformidade próximo dos 90%, o que deixou a equipa de trabalho bastante satisfeita.


Pode, ainda, afirmar-se que este procedimento foi pioneiro a nível nacional, pois em partilha de informação com o Centro Nacional de TeleSaúde, não há registo que este tipo de auditoria organizacional tenha sido efetuada em qualquer outra instituição de saúde do País.

 

A equipa regional de Telessaúde foi, gentilmente, recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSNA, João Moura dos Reis, com o qual foi, ainda, discutido o possível aumento do número de especialidades médicas oferecidas no âmbito da Telessaúde. Este encontro teve ainda como objetivo promover a Estratégia Nacional de Telessaúde na região Alentejo.