Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Auditoria Organizacional às Teleconsultas de Dermatologia no HESE

A equipa regional do Programa de Telessaúde do Alentejo, composta pelo coordenador do Programa – Marciano Lopes –, pelo Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – Mário Grave – e pela Responsável Administrativa – Manuela Rosado –, realizou, no passado dia 29 de setembro, uma auditoria organizacional às teleconsultas de Dermatologia que decorrem na Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, (HESE), da qual Manuel Murta é o médico responsável.


O Programa de Telessaúde do Alentejo tem subjacente um Sistema de Gestão da Qualidade, implementado de acordo com a Norma ISO 9001:2015 e que está certificado pela empresa EIC, até 04 de abril de 2021. À semelhança do ano transato e numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados no âmbito da Telessaúde, analisou-se o funcionamento das teleconsultas na região Alentejo e se o mesmo cumpre a tramitação e os registos exigidos pela Norma 010/2015 da Direção Geral da Saúde, que regulamenta as teleconsultas. Para tal, foi aplicado o instrumento de auditoria organizacional previsto na referida Norma, tendo sido verificados todos os critérios definidos no processo de teleconsultas. Os resultados obtidos foram bastante promissores, registando-se um índice de conformidade próximo dos 90%, o que deixou a equipa de trabalho bastante satisfeita.


Pode, ainda, afirmar-se que este procedimento continua a ser pioneiro a nível nacional, pois em partilha de informação com o Centro Nacional de TeleSaúde, não há registo que este tipo de auditoria organizacional tenha sido efetuada em qualquer outra instituição de saúde do País.