Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Desafio pela Saúde - Mérida e Évora unidas pela Saúde

O Desafio pela Saúde, inicialmente centrado em 24 horas de movimento e promoção de estilos de vida saudáveis, alargou este ano o seu intenso e diversificado programa a três dias de “movida desportiva” nas cidades de Évora e Mérida.


Entre 7 e 9 de Abril, milhares de pessoas de todas as idades responderam ao convite de um número alargado de instituições das duas cidades e regiões transfronteiriças.
A abertura oficial do Desafio deste ano aconteceu em Mérida, com a participação da Vice Presidente do Município de Évora, Élia Andrade Mira e do Presidente do Município espanhol, António Rodriguez Ossuna.

Já o encerramento oficial teve lugar na praça de Giraldo, pelas 12h00 de sábado, com a presença dos responsáveis pelos pelouros do desporto das cidades de Évora e de Mérida, do diretor do Alentejo do IPDJ, João Araújo, da vogal do Conselho diretivo da ARS Alentejo, Paula Marques e Dulce Magalhães em representação da Universidade de Évora.

No dia 7 de abril, dia mundial da saúde, o dia foi dedicado a conferências, "Desporto como um Desafio de Vida", "Comunicar em Saúde" e "a Diabetes em Foco".
Uma mega caminhada das escolas, com perto de 2000 crianças, passeio de BTT, caminhadas, diurna e noturna, Urban Trail, aulas de demonstração dos ginásios eborenses, capoeira, boccia, voleibol, basquetebol, hidroginástica, natação, patinagem, ginástica, ballet/sevilhanas, crosstraining, aulas desafio e rastreios de saúde e avaliação nutricional em empresas locais, foram algumas das iniciativas que decorreram entre sexta-feira e sábado, com a arena a receber diversas demonstrações “non-stop”.

A Praça do Giraldo recebeu ainda a Feira do Desafio com ações de sensibilização, rastreios, promoção da Saúde com diferentes abordagens.
Houve ainda lugar a intercâmbio desportivos tendo-se deslocado a Mérida meia centena de jovens eborenses para competir em Andebol e Basquetebol (Masculino e Feminino). Por sua vez a cidade de Évora recebeu também igual número de jovens espanhóis para a realização de encontros desportivos nas modalidades de patinagem, natação e ginástica. Também em Portalegre, e pela primeira vez, foi realizado um intercâmbio com os séniores ativos de Évora, onde estes puderam fazer uma aula de natação e realizaram uma visita cultural aos museus da cidade.

No momento de balanço desta quarta edição do Desafio pela Saúde, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Évora, Ayuntamiento de Mérida, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Região Alentejo, Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E., Administração Regional de Saúde do Alentejo-Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central, Instituto Português do Desporto e Juventude e Universidade de Évora, os promotores ponderam envolver já na próxima edição outras cidades do Alentejo. 

A ARS Alentejo orgulha-se de ser parceira deste projeto, onde os objetivos inicialmente traçados foram superados, confirmando-se este evento já um marco na Região Alentejo.