Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes 2015 - 14 novembro
​​​​No dia 14 de novembro assinalou-se, em todo o mundo, o Dia Mundial da Diabetes, efeméride a que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE se associou, considerando que a Diabetes constitui uma importante área estratégica, sendo realizadas ao longo de todo o ano um conjunto de intervenções, quer na área de prevenção da doença, quer na prevenção das suas complicações.
Este ano, a ULSBA, através da sua Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, elegeu como tema das comemorações “Olhar a Diabetes”, pretendendo-se, uma vez mais, chamar a atenção para esta problemática, bem como envolver as entidades oficiais, os profissionais de saúde, a comunidade em geral e a comunicação social.
Neste sentido, ao longo do mês de novembro e nos vários concelhos da área de abrangência da ULSBA, foram organizadas iniciativas várias que culminaram em Beja, nos dias 17 e 18 de novembro, nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, com palestras, exposição de fotografias, exercício físico, exibição do filme “Olhar a Diabetes”, entrega de prémios para as melhores fotografias e chá dançante. De referir que, no segundo dia das comemorações, dedicado à comunidade, o Auditório do NERRBE, em Beja recebeu cerca de 350 utentes dos vários concelhos do distrito de Beja.
No final, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes realçou que “mais um ano a assinalar a data, significa que todos estamos unidos pela diabetes: profissionais de saúde, utentes e todos os parceiros da comunidade”.
 
A Diabentejo, Asssociação de Diabéticos do Alentejo, com o apoio do Hospital do Espírito Santo de Évora, a ARS Alentejo, a Câmara Municipal de Évora, a PSP e o Grupo de Caminheiros de Évora, realizou no dia 14 de novembro várias atividades em Évora, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes:
Rastreios no Mercado Municipal, um Workshop de Cozinha "Saudável e Apetecível" no Mercado Municipal e uma Marcha Solidária pelo centro histórico da cidade de Évora e ainda uma Sessão de Encerramento do Evento no Palácio D. Manuel.
 
A UCC Estremoz do ACES Alentejo Central comemorou o Dia Mundial da Diabetes dia 13 de Novembro com atividades na comunidade. Realizou rastreios à população, envolveu e dinamizou atividades com as Escolas de Ensino Básico do concelho e com as instituições  para Idosos, nomeadamente apresentação de um teatro pelos alunos de uma Escola, Jogos tradicionais, atividades de desporto para todos os envolvidos e informações de educação para  a saúde em grupo.
 
Na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, foi realizado o "X Encontro de Diabéticos de Arronches", com a participação como convidada a Dra. I. Soles e a Dra. F. Magalhães.
A USF Plátano organizou em conjunto com a Junta de freguesia uma caminhada, no dia 7.
Também a A USF portus alacer da ULSNA se associou às comemorações do dia 14 de novembro, com atividades -Programa na Rádio Portalegre sobre "Vamos falar de Diabetes "   que decorreu durante a semana de 9-a-13 de novembro pelas 8;20 da manhã.
Realizaram-se também rastreios na sede da USF ao longo do mês com medição da GLICÉMIA ;TA,Peso ;Altura ;IMC :PAbdominal. A sede e suas respetivas extensões foram decoradas com o símbolo da DIABETES e foram distribuídos aos utentes.