Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Comemorou-se dia 1 de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA com Zero Discriminação
“Atualmente, devemos trabalhar todos juntos, governos, empregadores e organizações de trabalhadores – membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e outras partes interessadas, e comprometermo-nos a proteger os direitos humanos das pessoas que vivem com o VIH, para que estas possam beneficiar de um trabalho produtivo e viver com dignidade”, afirmou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, no lançamento da campanha em Genebra.

 
Atualmente, oito milhões de pessoas nos países de baixo e médio rendimento têm acesso aos tratamentos de que necessitam. Estes medicamentos reduzem a quantidade de vírus no sangue, aumentando as possibilidades de os portadores permanecerem saudáveis, e reduzem o risco de transmissão que estes transmitam o vírus a outras pessoas.

 
O "Dia Mundial de Luta Contra a SIDA", que este ano teve como tema "Zero Discriminação", foi comemorado no dia 1 de dezembro, na Praça do Giraldo em Évora, entre as 10H00 e as 17H30, onde tiveram lugar diversas atividades.

 
O assinalar deste dia teve como objetivos promover os direitos das pessoas portadoras de VIH e combater a discriminação de que são alvo no local de trabalho.

 
Esta iniciativa foi promovida pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida (CAD de Évora), pela ARS Alentejo - Departamento de Saúde Pública e Planeamento, com a colaboração da Psicóloga Florinda Recto da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do ACES Alentejo Central, da Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, (IPDJ), Universidade de Évora - Escola Superior de Enfermagem, com o “Projeto VIH/SIDA – Conhecer & Prevenir o VIH/SIDA na UÉ”, e o apoio da Câmara Municipal de Évora. 

 
 Foram realizadas as seguintes ações:
·         Atendimento e Aconselhamento em Saúde Sexual e Reprodutiva;
·         Ação de informação/sensibilização com a Unidade Móvel CUIDA-TE;
·         Realização de Testes Rápidos VIH, integrados em Aconselhamento Pré e Pós-Teste;
·         Distribuição de material informativo e de preservativos;
·         Atividades lúdicas (jogos) de sensibilização para a prevenção da Infeção VIH e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis.
 
A deteção precoce é uma estratégia fundamental de prevenção da cadeia de transmissão da infeção pelo VIH.
 
No Alentejo existem 2 Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce (CAD) para a Infeção VIH/sida na Região Alentejo, em Évora e Beja, que são espaços anónimos, confidenciais e gratuitos onde qualquer pessoa se pode dirigir para fazer o teste rápido e obter aconselhamento e encaminhamento.

 
 
· Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/sida de Évora
Local: Hospital do Espírito Santo de Évora
Edifício Patrocínio – Zona Verde – Gabinete 26
Av. Infante D. Henrique – 7005-169 Évora 
Telefone: 266 740 100 Ext.: 2133

 
· Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/sida de Beja 
Local: Centro de Saúde de Beja 2
Rua Rainha D. Amélia n.º 4 – 7800 Beja 
Telefone: 284 311 320