Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sob o tema - Não à Diabetes - a UCC Serra e Mar de Grândola participa na Feira de Agosto com o Stand da Saúde

A participação em Eventos Comunitários é uma das estratégias que marca o desenvolvimento do Plano de Ação da Unidade de Cuidados na Comunidade Serra e Mar.
Investe-se desta no fortalecimento de valores e princípios básicos da vida diária de uma comunidade, sensibilizando-a para a responsabilidade individual e coletiva na construção e aquisição de comportamentos de vida saudáveis.                                                                        

Mais uma vez a UCC Serra e Mar participa na "Feira de Agosto", que decorre em Grândola entre os dias 25 e 29. Esta UCC estará presente todos os dias das 20 às 24h.
Neste evento, promovido pela Autarquia, esta participação tem como objetivos:
• reforçar o trabalho de parceria, vital nas respostas  que se querem integradas  e articuladas para a maximização dos resultados, para a obtenção de ganhos em saúde e bem assim, para a promoção da literacia em saúde;
• divulgar à Comunidade algum do trabalho realizado na persecução de ganhos em saúde para todos.

O Stand da Saúde, assenta na conjugação de esforços e saberes de profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e da Unidade de Saúde Pública (USP). Que conta com a colaboração de Voluntários e com o apoio da Unidade local de Saúde do Litporal Alentejano (ULSLA) e da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA).

Na sequência de outras ações desenvolvidas ao longo do ano, a temática escolhida para a Feira, enquadra-se no trabalho de projeto e nas parcerias. Dessa forma, a UCC e a UCSP divulgarão à comunidade o projeto “Não à Diabetes”, a desenvolver em conjunto com o Município de Grândola, a partir de setembro de 2016.
Já a USP do Litoral Alentejano, no âmbito do Plano Local de Saúde da ULS, divulgará um pré-projeto “Jovens promotores da literacia para a saúde/representantes das crianças e jovens do litoral alentejano”, que visa criar condições para elaborar um projeto local, que responda ao Plano Nacional de Saúde Escolar / Escolas Europeias Promotoras de Saúde e que tem como parceiros as autarquias do litoral alentejano, bem como Escolas Promotoras de Saúde, de cada concelho. (Ver anexos)
Para além da atividade de cariz informativo e lúdico e da distribuição de Folhetos Informativos sobre temáticas de Saúde e prevenção de fatores de risco, irá se incidir, por um lado junto da população em idade ativa residente, ou não, na avaliação do seu grau de risco para desenvolver Diabetes tipo 2; por outro lado, junto da população adulta, se investirá na recolha de opinião sobre os principais problemas de Saúde no concelho de Grândola.