Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
I Congresso do CRI BA – Adições Além-Tejo
Foi nos dias 12 e 13 de novembro que o Centro de Respostas Integradas do Baixo Alentejo (CRI BA) da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Alentejo, se propôs organizar o I Congresso do CRI BA – “Adições Além-Tejo”, um encontro de cariz técnico-científico como forma de comemoração dos 19 anos de existência de uma estrutura pública de intervenção na área dos comportamentos aditivos e das dependências, no distrito de Beja.
 
Este evento que contou com a presença de cerca de 100 pessoas pretendeu levar à cidade de Beja especialistas de vários domínios da Saúde, das Ciências, incluindo Sociais e do meio Académico. O objetivo foi promover a discussão de temas atuais da patologia da Adição e a reflexão sobre o impacto das Dependências e dos Comportamentos Aditivos não só na saúde mental como na saúde comunitária e teve como público-alvo profissionais que de forma direta ou indireta contactam com esta problemática, sejam eles da área da saúde, educação, social, judicial, assim como, investigadores, estudantes, pais e comunidade em geral.
 
O evento foi composto por uma Tertúlia de Abertura, 2 conferências: «Adições e Níveis de Risco» (Professora Doutora Cristina Gomes – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e «Desvendar os Mistérios do Cérebro: as fronteiras entre as dependências químicas e a busca eterna da felicidade» (Professora Doutora Manuela Grazina – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), 4 Mesas - Comportamentos Aditivos e Dependências, Adições nos Cuidados de Saúde Primários, Adição e Comorbilidades e Adições sem Substância (Jogo, Internet, Sexo e Compras). Realizaram-se ainda 5 Whorkshop em simultâneo e um Concurso de Posters.
O prémio do  concurso de posters foi atribuído ao poster “ Estratégias de tratamento farmacológico na patologia dual”, Suárez, María; Martins, Yaroslava; Bravo Lucília – Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao poster : “Cannabis: símbolo da moca ligeira? O que ocorre na saúde mental?”, da autoria de Rita Ramalho, Helena Canilhas e Ricardo Henrique , UCSP Beja.