II Jornadas de Cardiologia decorreram em Beja

O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Hospital José Joaquim Fernandes - Beja realizou, no final de Maio, as suas II Jornadas de Cardiologia – que decorreram em Beja no BejaParque Hotel.

De realçar a presença do Dr. Correia da Cunha, Coordenador Nacional da Reforma Hospitalar e do Dr Rui Ferreira, Coordenador do Programa Nacional das Doenças Cérebro e Cardiovasculares.

O mote destas Jornadas foi dado pela conferência “18 anos de Cardiologia em Beja: O que fazer com a Maioridade?” proferida pelo Dr. Luis Duarte e presidida pelo Dr. Correia da Cunha.

Tivemos o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o que traduz o reconhecimento da importância científica do Programa. Contámos com “experts” nas várias áreas abordadas: Enfarte Agudo do Miocárdio, Síncope, Insuficiência Cardíaca, Fibrilação auricular, Risco cardio-embólico entre outros.

Os objetivos foram amplamente conseguidos: atualização científica na área da Cardiologia, abordando temas que interessam a todos: cardiologistas, internistas e médicos de medicina geral e familiar e internos em formação e traçar linhas de atuação médica, inovação e de organização a implementar no futuro, conducentes à melhoria que queremos continuamente imprimir e que mereceram elogios do Dr. José Robalo, Dr. Correia da Cunha e do Dr. Rui Ferreira.

Queremos dar continuidade a estas jornadas como local de discussão de práticas clínicas, que se querem articuladas e complementares entre os vários profissionais de saúde, a nível hospitalar e dos cuidados primários.

O sucesso desta reunião só foi possível graças à participação de todos. Foram cerca de 200 participantes. O nosso agradecimento a todos eles.