Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Lancheira Sorriso em Movimento anuncia escola vencedora do projeto

A Turma M, do 4º Ano da Escola Básica 1 de Ferreira do Alentejo, foi a 1ª Classificada, do Projeto Lancheira Sorriso em Movimento, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, ou seja, a turma que, ao longo destes 4 anos de Projeto, apresentou a melhor qualidade nutricional nos lanches e as brincadeiras de recreio mais completas.
Um prémio importante, que se traduzirá na oferta de um cartão presente de 1000€, a entregar à escola, em material lúdico para utilização nos recreios e um prémio também para as famílias, sempre envolvidas no projeto. Cada encarregado de educação receberá um carão presente no valor de 30€ para compras em bens alimentares.
Este é um resultado que premeia o interesse, a perseverança, a aprendizagem, a amizade, o espirito de grupo e de equipa, a família, as boas práticas alcançadas, bem como, todos os colegas e parceiros envolvidos na organização e operacionalização do Projeto Lancheira Sorriso em Movimento, ao longo destes quatro anos de implementação.

 ACERCA DO PROJETO “LANCHEIRA SORRISO EM MOVIMENTO”
O estilo de vida de cada pessoa está na base do aparecimento de algumas doenças crónicas. Pela evidência científica conhece-se que o seu aparecimento depende do tipo de alimentação e do nível de atividade física do indivíduo. Sabe-se também, que quanto mais cedo se intervir ao nível da prevenção dessas doenças, mais ganhos em saúde existem no futuro. Por outro lado, o espaço escolar é um meio privilegiado para se intervir ao nível da prevenção.
Neste contexto, integrado no Plano Nacional de Saúde Escolar, surgiu, em setembro de 2012 e com a sua finalização em junho de 2016, o projeto Lancheira Sorriso em Movimento.
Um projeto que visou a promoção da literacia em saúde, através da capacitação de 632 alunos do 1.º ciclo para as escolhas de lanches saudáveis e para o desenvolvimento de brincadeiras de recreio promotoras de habilidades motoras, cognitivas e sociais.
Em cada ano letivo, realizaram-se duas atividades transversais em todas as turmas: o piquenique sorriso, com o objetivo de proporcionar às crianças a descoberta dos sabores da fruta, nos snacks da manhã e da tarde, e a descoberta dos jogos promotores de atividade física com benefício para as habilidades atrás referidas e o almoço sorriso, que se realizou para as crianças participarem, sempre que possível, na confeção dos alimentos, aliando nesta atividade jogos para a promoção de um estilo de vida saudável.
Para além destas duas atividades, o projeto premiou as turmas com melhores resultados no concurso passeio sorriso. Em cada ano letivo, foram observados, em oito dias diferentes, quatro no 1º período e quatro no segundo, os lanches e as brincadeiras de recreio do período da manhã. As turmas com melhores resultados, em termos de qualidade nutricional dos lanches e de brincadeiras de recreio mais completas, foram premiadas com uma viagem de estudo denominada “passeio sorriso”. Os locais para visitas foram, por exemplo, ao Pavilhão do Conhecimento, Oceanário, Kidzânia, ao Zoo de Lagos, ao Zoomarine, a Fluviário de Mora, ao Teatro Politeama, Mosteiro dos Jerónimos entre outros locais escolhidos pelas crianças.
De referir que o Projeto Lancheira Sorriso em Movimento foi premiado na 9ª edição (2011) da Missão Sorriso – Continente.
Em 2015, foi reconhecido, como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social no âmbito do Projeto MIES - Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social e, também em 2015, recebeu o Prémio de Melhor Poster Científico na 9ª edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em Saúde, organizado pela Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Hospitalar.
Beja, 2 de maio de 2016.
O Conselho de Administração