Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Prémio Missão Continente atribuído ao Projeto A Minha Lancheira

No passado dia 8 de julho, a Missão Continente entregou o prémio ao projeto “A minha lancheira, este foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, Dr. José Robalo, que delegou na Sr.ª Coordenadora do Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável, Dr.ª Maria Rosário Pires, responsável pela conceção, organização e monitorização do projeto. A cerimónia realizou-se no auditório da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação do Alentejo, e contou com a presença de profissionais de saúde e de educação oriundos de toda a região Alentejo. Neste dia houve a possibilidade de apresentar mais pormenorizadamente o projeto aos representantes das equipas de saúde presentes e representantes dos Agrupamentos de Escolas.
O Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável conta com uma equipa de trabalho multiprofissional com profissionais provenientes das várias Unidades de Saúde de toda a região Alentejo.
O projeto “A minha lancheira” iniciou-se no ano letivo 2011/2012 como forma de promover a qualidade nutricional dos lanches dos alunos a frequentar o 1º ciclo do ensino básico. Tem como principal objetivo sensibilizar as crianças e os pais/encarregados de educação para a importância dos lanches, na medida em que a alimentação saudável contribui para a saúde em geral, melhora a concentração e o rendimento escolar. Os resultados alcançados permitem concluir que a intervenção tem proporcionado uma melhor literacia em saúde, com alcance dos objetivos traçados. Este projeto foi merecedor do primeiro lugar da categoria prevenção da obesidade dos Prémios Hospital do Futuro, na edição 2011/2012 e vencedor da Edição de 2015 da iniciativa Missão Continente Sorriso.
Promovido e candidatado a financiamento da Missão Continente pela Administração Regional de Saúde da Região Alentejo, IP, é implementado pelos profissionais de saúde afetos aos Cuidados de Saúde Primários das várias Unidades de Saúde das Unidades Locais de Saúde do Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e Norte Alentejano, bem como do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central. Deste modo o projeto apresenta-se como um recurso para trabalhar o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável e o de Saúde Escolar, apetrechando as equipas de saúde escolar locais com matérias lúdico pedagógicos e beneficiando a população escolar desta região, capacitando os alunos na promoção de escolhas alimentares saudáveis recorrendo a jogos e à simulação como estratégia de motivação. A previsão de investimento total foi de 189.639,66€, tendo sido financiado pela Missão Continente 32 883€.

Diploma_Premio_Missao_Sorriso.jpgDiploma_Premio_Missao_Sorriso.jpg

Premio_Missao_Sorriso.pdfPremio_Missao_Sorriso.pdf