Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados apenas com 1 infetado e sem óbitos desde abril

Há apenas uma pessoa infetada com Covid-19 nas 393 unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), onde não se regista nenhum óbito desde o dia 10 de abril, anunciou hoje o Secretário da Estado da Saúde, na conferência de imprensa de atualização da pandemia em Portugal.

 

Acompanhado da Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Purificação Gandra, António Lacerda Sales revelou, ainda, que foram transferidos mais de 7.600 doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para a RNCCI, desde o dia 9 de março, e encontradas mais de 700 respostas sociais que permitiram libertar camas hospitalares.
«Acompanhamos diariamente a informação reportada por 393 unidades de cuidados de internamento, com cerca de 9.300 doentes internados e cerca de 15 mil profissionais», assegurou a Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

 

Sublinhando que «os maus momentos também necessitam de ser lembrados pela aprendizagem» que proporcionam, a responsável lembrou que na segunda quinzena de abril a rede teve «um máximo de 110 doentes infetados em 26 unidades, sendo que 16 doentes foram internados nos hospitais do SNS por agravamento do seu estado clínico».

Realçou que a região do Algarve foi a única que não registou qualquer doente infetado nas suas 19 unidades da rede, com um total 527 camas.
Adiantou ainda que desde o início da pandemia foram efetuados 14.400 testes, dos quais 167 acusaram positivo.
«A preocupação com a entrada do vírus nas unidades foi e é uma constante que tem originado nos profissionais de saúde e em todos os intervenientes um esforço acrescido para ser possível o seu controle», salientou.

 

Para possibilitar aos hospitais prepararem-se para um aumento de casos de Covid-19, foi dada prioridade à colocação dos doentes internados, tendo sido possível desde março admitir cerca de 7.600 doentes.

Também em articulação com a Segurança Social foi possível identificar vagas para doentes que estavam em internamento indevido a aguardar esta resposta, informou ainda a Coordenadora da RNCCI.

 

 

Para saber mais, consulte:

 

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 7/08/2020