Região Alentejo dá as boas vindas aos 108 novos médicos internos

Decorreu hoje, dia 8 de janeiro, na sala de reuniões do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE (HESE), a receção aos novos médicos que vão iniciar o internato nas Unidades de Saúde da Região Alentejo.

Esta sessão foi transmitida por videoconferência para as três Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Baixo Alentejo (ULSBA), Litoral Alentejano (ULSLA) e Norte Alentejano (ULSNA), contando com a presença dos respetivos membros dos Conselhos de Administração e dos seus médicos internos.

Abriu a sessão o Presidente do Conselho de Administração do HESE, Dr. Manuel Carvalho, dando as boas vindas a todos.

A Presidente da Comissão Regional do Internato Médico do Alentejo (CRIM A), Dr.ª Tereza Lopes, mostrou disponibilidade para acolher todos os internos, para melhorar os internatos e alertou para o cumprimento das legislações em vigor.

Dr. Adriano Natário da Unidade de Planeamento da ARSA, apresentou a todos uma panorâmica dos cuidados de saúde no Alentejo, desde a prevenção primária aos cuidados paliativos, sensibilizando todos para se vincularem ao Alentejo.

O Presidente do Conselho Diretivo da ARSA, Dr. José Robalo, reforçou o impacto positivo que há para todos em ter Médicos Internos na nossa região.

Por parte das ULS´s, foi dado a conhecer que tinham feito a introdução ao internato nesta primeira semana do ano 2016.

Na ULSLA, foi dada a palavra a um dos Médicos Internos mais antigos, que reforçou a importância da legislação do Internato que foi revista em 2015.

Encerrou a sessão o Diretor de Internato do HESE, Dr. Artur Silva que realçou a importância de haver CRIM Alentejo e o dinamismo que esta estrutura trouxe ao funcionamento do internato.

Vieram fazer internato para o Alentejo 108 Médicos, 57 para iniciar o Ano Comum (1 ano) e 51 para iniciar internatos de especialidades hospitalares, de Cuidados de Saúde Primários- CSP e de Saúde Pública (entre 4 e 6 anos).

Tereza Lopes – Presidente da CRIM Alentejo

8 janeiro 2015