Serviço de Gastrenterologia com novo equipamento para ecoendoscopia

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE dispõe de um novo equipamento para a realização de ecoendoscopia, que permitirá uma melhor resposta aos utentes deste Serviço de referência para todo o Alentejo, com cerca de meio milhão de habitantes. O ecoendoscópio aplica uma técnica diferenciada dentro de todas as técnicas de gastrenterologia que alia a parte de endoscopia à ecografia de alta resolução.

A aquisição deste equipamento enquadra-se no projeto de Requalificação e Diferenciação Tecnológica dos Serviços do HESE EPE e foi financiada pelo FEDER, em 85% (no âmbito do programa operacional Alentejo2020), no valor de 198 645,00euros. O equipamento foi adquirido pelo Conselho de Administração em fevereiro de 2018 e está em funcionamento desde o início 2019.

Esta nova técnica “é uma mais-valia para o Serviço de Gastro e para as outras especialidades, nomeadamente para a Oncologia e a Cirurgia porque permite uma melhor definição do estadiamento das lesões neoplásicas do tubo digestivo e uma decisão terapêutica muito mais precisa”, esclarece Isabel Medeiros, Diretora do Serviço de Gastroenterologia do HESE EPE, e acrescenta que “o Utente já não tem que se deslocar para fora da região como era habitual. Anteriormente, os doentes eram encaminhados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, ou para o IPO, em Lisboa. Neste momento, de uma forma faseada, vamos conseguir dar esta resposta aqui em Évora, melhorando assim a acessibilidade e a equidade nos tratamentos dos nossos doentes”. Nuno Veloso, Gastroenterologista do HESE, explica que “a ecoendoscopia é uma técnica diferenciada com uma curva de aprendizagem longa, dado que implica várias etapas. A equipa iniciou formação no último trimestre de 2018 e, neste momento, e começámos a efetuar ecoendoscopia baixa, no âmbito do centro de referência do cancro do reto.”

A aquisição deste equipamento foi um projeto iniciado há cerca de 4 anos pela direção do Serviço de Gastroenterologia e do Serviço de Cirurgia Geral, em articulação com o Conselho de Administração, por se considerar essencial para o Hospital de Évora, enquanto Hospital Central com um Serviço de Gastrenterologia de referência para toda a região do Alentejo, que conta com meio milhão de habitantes.

Artur Canha da Silva, Responsável pelo Centro de Referência do Cancro do Reto do HESE EPE, acrescenta ainda que “esta aquisição fundamental no quadro do centro de referência, para o tratamento do cancro do reto do nosso hospital, permite-nos fazer um acompanhamento e uma monitorização do doente com uma qualidade muito superior, com um ajuste terapêutico também significativamente melhor.”