ULSBA assinala Dia Mundial de Segurança do Doente sob o lema - A minha nossa segurança é a sua segurança

No âmbito do Dia Mundial de Segurança do Doente, celebrado a 17 de setembro, cujo tema este ano é “Segurança do Profissional de Saúde: Uma prioridade para a Segurança do Doente” (Health Worker Safety: A Priority for Patient Safety) e o slogan “Profissionais de Saúde Seguros, Doentes Seguros” (Safe health workers, Safe patients), a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo "dá corpo" a alguns dos profissionais que trabalham diariamente na linha da frente e contribuem para a segurança de quem a nós acorre.

"Profissionais seguros, doentes seguros" é um slogan com pleno significado, sobretudo nos tempos que vivemos com a pandemia COVID-19 o qual veio obrigar a várias transformações e adaptações no contexto dos profissionais e da instituição. "A minha/nossa segurança é a sua segurança" constitui a frase-chave na relação profissionais-comunidade.
Algumas das medidas adotadas na instituição passaram, entre muitas outras, por:
- o reforço da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
- o reforço de informação transmitida sobre EPI, como utilizar o EPI, medidas de prevenção, higienização de mãos, como circular nos pisos;
- a definição de circuitos (contaminados/ não contaminados, profissionais/ doentes, fardamento …);
- a identificação inequívoca de resíduos e roupa de procedências covid;
- a alteração dos espaços com a criação de novas zonas;
- a adaptação de regras para doentes, acompanhantes, visitas...;
- o reforço da ligação e articulação com as diversas entidades exteriores e com as suas comunidades;
- a adaptação e melhoria de um conjunto de espaços quer a nível hospitalar, quer dos centros de saúde, de onde se destaca a ampliação dos Serviços de Urgência Geral e Pediátrica.

No âmbito do desafio lançado ao nosso colaborador Ricardo Zambujo, que tem a fotografia como parte da sua vida, recolhemos um conjunto de imagens, quer da instituição, quer dos profissionais que aceitaram este desafio, que mais tarde resultarão numa exposição fotográfica por ocasião dos 50 anos do Hospital José Joaquim Fernandes.

A todos os profissionais que todos os dias dão o melhor de si, muitas vezes sob circunstância difíceis, o nosso muito obrigado!