Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA participa no Festival Palavras Andarilhas com o projeto Des(COBRE) o teu corpo
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, através da sua parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja, participou no Festival Palavras Andarilhas, que se realizou de 24 a 28 de Agosto, no Jardim Público de Beja.
Esta participação contou com profissionais do CAD e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Beja, mantendo um espaço de divulgação do projeto “Des(COBRE) o teu corpo” e dinamizando um workshop, acerca deste projeto.
Recordamos que o “Des(COBRE) o teu corpo” é um projeto de prevenção da violência e do abuso sexual, implementado junto das crianças do pré-escolar do concelho de Beja, e que será a partir de agora também alargado às crianças do pré-escolar das freguesias rurais do concelho de Beja.
 
Mais acerca do Projeto:
O Projeto “Des(COBRE) o teu corpo” nasceu de um desafio lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Segundo a Dra. Elisabete Gomes da Silva, Psicóloga da ULSBA, e dinamizadora deste Projeto, “o desafio foi aceite com prontidão e agrado”. Referiu ainda que “trata-se de um projeto que se pretende que, mais do que para crianças, seja um projeto com crianças, com famílias, com as escolas, com toda a comunidade… E mais do que um projeto de prevenção da violência sexual, queremos que seja um verdadeiro alicerce de comportamentos de saúde”.
O projeto pretende dotar as nossas crianças, famílias e sociedade de conhecimentos e ferramentas que permitam:
- Aumentar conhecimentos sobre o corpo humano
- Aumentar conhecimentos sobre a adequação do contato físico nos diferentes contextos de sociabilidade
- Aumentar conhecimentos sobre o abuso sexual e recursos disponíveis
Para o desenvolvimento das atividades, junto das crianças, o Projeto Des(cobre) o Teu Corpo conta com duas mascotes, que irão acompanhar todas as acções realizadas: o Pax e a Júlia.
Este trabalho é desenvolvido pela equipa de Saúde Escolar junto dos alunos do pré-escolar com idades entre os 4 e 5 anos.