O Laboratório de Saúde Publica do Alentejo estende regionalmente a sua área de implementação de serem abrangidas o maior número de áreas analíticas e desenvolvem as atividades no âmbito da Saúde Pública, nomeadamente Análises Químicas e Microbiológicas de águas, Análises Clínicas e de Higiene e Segurança Alimentar.
Água:
- Análise da qualidade da água para Consumo Humano dos Concelhos do Distrito de Beja, Évora e dos cinco Concelhos do Litoral Alentejano de acordo com o solicitado pelas Autoridades de Saúde, nas áreas de química e bacteriologia de águas;
- Estudo da qualidade da água de abastecimentos Publico/Particulares a pedido dos interessados;
- Análise de águas de Piscinas de Recreio e Lazer e fins Terapêuticos;
- Análise das águas fluviais para recreio;
- Análise das águas destinadas a engarrafamento;
- Análise das águas minerais naturais;
- Monitorização das cianobactérias nas águas destinadas ao consumo humano com origem em captações superficiais (ETA’s e Captações) e nas águas fluviais para recreio;
- Realização de pesquisa e quantificação de Legionella spp e Legionella pneumophila pela metodologia de Rt-PCR.
Higiene e Segurança Alimentar
Execução de análises, associadas ao incentivo das boas práticas em segurança Alimentar, em cantinas de lares e escolas.
Análises Clinicas e Saúde Pública
- Execução dos exames diretos e culturais para pesquisa de Micobacterium tuberculosis solicitados;
- Análises associadas ao rastreio de Cancro do Cólon e Recto dos Concelhos do Distrito de Beja, Évora e Portalegre e dos cinco Concelhos do Litoral Alentejano;
- Realização de testes IGRA dos Concelhos do Distrito de Beja e Évora.
- Realização de testes por rRT PCR para SARS-CoV-2 para Unidades Cuidados Continuados dos Concelhos do Distrito de Beja, Évora e Portalegre e dos cinco Concelhos do Litoral Alentejano.
Investigação em saúde
- Projeto PIOPAL. - Levantamento das condições estruturais e processuais das unidades prestadoras de cuidados de saúde que integram o Serviço Nacional de Saúde no âmbito da avaliação e gestão do risco associado à presença de Legionella.
- Estudo Piloto efetuado sobre "piscinas semi-públicas com tratamento biológico",
- Projeto “ Pesquisa de Pseudomonas aeruginosas em superfícies e equipamentos de piscinas”. Foram analisadas amostras colhidas em piscinas do Distrito de Beja, tendo sido pesquisada a presença de Pseudomonas aeruginosa nos equipamentos existentes.
- Implementação da avaliação à resposta imunitária em resposta ao contágio com SARS-CoV-2 e contactos que não foram diagnosticados como positivos para SARS-CoV-2 com a realização de testes Serológico para SARS-CoV-2 com a pesquisa de anticorpos IgG e IgM.
- Implementação da avaliação à resposta imunitária em resposta à vacinação em residentes de ERPI e profissionais com a realização de testes Serológico para SARS-CoV-2 com a pesquisa de anticorpos IgG e IgM. (Consultar)
Outras atividades
- Participação em auditorias internas segundo a Norma NP EN ISO 17025 com avaliação das áreas da Química, Microbiologia e Sistema.
- Participação em auditorias externas IPAC segundo a Norma NP EN ISO 17025 com avaliação das áreas da Química, Microbiologia e Sistema.
- Análise e promoção de objetivos da qualidade para a melhoria contínua do serviço.
- Implementação de formação interna no sentido da melhoria contínua do serviço.
- Promover a aplicação de um plano de formação externo para todos os elementos no sentido da melhoria contínua do serviço.
- Promover a participação em reuniões internas e externas de serviço para a melhoria do serviço e aumentar a eficácia dos canais de comunicação.
- Promoção de uma linha de comunicação com aplicação das ferramentas do outlook no sentido de aumentar a eficácia dos vários procedimentos implementados.
- Publicação de Folhetos informativos.
- Participação em grupos de trabalho.
- Envio e análise de inquéritos de satisfação aos clientes/utentes do LSPA para promoção da melhoria de serviço.
- Formação a estagiários nas Áreas de Saúde Publica.