Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Observatório Regional de Saúde

​A ARS Alentejo tem por objetivo garantir à população da sua área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde, cumprindo e fazendo cumprir o Plano Nacional de Saúde na região.

O observatório garante à ARSA o conhecimento necessário à tomada de decisão, quer pela informação que faz parte do seu painel de indicadores, quer pelo estudo de aspetos relevantes para esclarecer problemas de saúde na e da população.

Objetivos do Observatório
Produzir conhecimento sobre os problemas de saúde da população assumindo-se como Pólo dinamizador de uma rede de observatórios a nível do ACES Central e das ULSs.

Os dados/indicadores que constituirão o conhecimento no observatório permitirão compreender as desigualdades em vários âmbitos: face à saúde, educação e instrução, qualificações e competências, emprego e rendimento, género e etárias, étnico-raciais, entre outras.

Na procura de mais conhecimento a função observatório assume importância também na promoção de investigação em saúde.

Sistematizar dados e informação, criar e difundir dados/indicadores que retratem os condicionalismos e desafios que se colocam à população. Sempre que possível, a produção de séries longitudinais é outra prioridade, no sentido de perceber evolução histórica dos fenómenos. Pretende-se, ainda, constituir um centro de documentação virtual que disponibilize on-line uma base de dados sobre a produção bibliográfica no domínio da saúde e que pode alimentar a investigação em saúde que possa vir a surgir.

Monitorizar ações, programas e estudos, para avaliar os desvios em relação ao previsto. A informação disponível permitirá aos decisores e promotores definir metas e etapas de progresso, bem como avaliar os resultados de medidas implementadas.

Divulgar os dados e indicadores disponíveis sobre a problemática da saúde na região através de plataformas diversificadas, como o website da ARSA, colocando online conteúdos atuais.
 
Intervir nos fóruns de debate sobre questões da saúde da população, da prestação de cuidados de saúde e dos condicionantes da saúde da população, assumindo-se como instrumento na estratégia de intervenção da ARSA junto da população.