Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Laboratório de Saúde Pública do Alentejo

O Laboratório de Saúde Pública do Alentejo (LSPA) encontra-se na dependência do Departamento de Saúde Pública e Planeamento do Alentejo e da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. com a designação de Laboratório de Saúde Pública do Alentejo, Pólo de Beja, Pólo de Évora e Pólo de Portalegre.

A Responsável Técnica para os três Pólos, Dra. Margarida Passanha, Técnica Superior de Saúde – Ramo de Laboratório, assegura a resposta às necessidades laboratoriais face às competências das Autoridades de Saúde da Região.

Este  Laboratório tem ensaios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, desde 2006.  Os ensaios acreditados assim como os tipos de amostras associados podem ser
consultados através do site do IPAC.

Faz ainda parte da lista de laboratórios aptos para a realização de análises de água destinada ao consumo humano, emitida pelo ERSAR.

O Laboratório executa análises de água a clientes particulares, os interessados podem contactar directamente o Pólo da sua região (contactos).

Para além das atividades desenvolvidas (Consultar) por rotina os Pólos participam ativamente em projeto/estudos piloto tais como: Estudo da qualidade água das piscinas biológicos; Estudo da qualidade microbiológica do gelo usado para Consumo Humano, Pesquisa de Pseudomonas aeruginosa em superfícies de Piscinas, Projeto PIOPAL e análises de rRT-PCR, Antigénio e Anticorpo IgG/IgM para SARS-CoV-2.

O Pólo de Évora do Laboratório de Saúde Pública do Alentejo implementou em Abril de 2020 a técnica para diagnostico do SARS-CoV-2 pelo método de rRT-PCR, tendo  realizado desde essa data  testes para o ADR Évora e Unidades Cuidados Continuados dos Concelhos do Distrito de Beja, Évora e Portalegre e dos cinco Concelhos do Litoral Alentejano. Este Pólo implementou ainda a avaliação serológica,  resposta IgG/IgM para SARS-CoV-2 (Consultar​).

De modo a aferir a qualidade dos serviços prestados nas diferentes vertentes analíticas implementadas nos Pólos do LSP Alentejo, além das auditorias efetuadas a este serviço por organismos externos, sempre com bom desempenho, participam em avaliação externa da qualidade em todas as áreas implementadas.