Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Laboratório de Saúde Pública

O Laboratório de Saúde Pública do Alentejo encontra-se na dependência do Departamento de Saúde Pública e Planeamento do Alentejo e da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (Portaria 157/2012 de 22 de Maio) com a designação de Laboratório de Saúde Pública do Alentejo, pólo de Beja, pólo de Évora e pólo de Portalegre. Estes 3 Pólos funcionam em complementaridade de serviços com o objectivo de serem abrangidas o maior número de áreas analíticas e desenvolvem as atividades no âmbito da Saúde Pública, nomeadamente análises químicas e microbiológicas de águas, análises clínicas e de Higiene e Segurança Alimentar.

No âmbito das amostras de águas, estes serviços realizam análises de várias origens: consumo humano (incluindo engarrafadas), minerais naturais e de nascentes, processos (incluindo de Hemodiálise), piscinas (incluindo recreativas, de empreendimentos turísticos, unidades hoteleiras, turismos rurais, parques de campismo e para fins terapêuticos), superficial (para produção de água para Consumo Humano) e balneares.

De acordo com a disponibilidade do Laboratório poderão ainda ser executadas análises de água a clientes particulares (poços, furos, piscinas, etc) deslocando-se os interessados ao Centro de Saúde (CS) do respectivo concelho, onde o Técnico de Saúde Ambiental dará os esclarecimentos necessários ou contactando directamente o Pólo da sua região.

Para este tipo de amostras os Laboratórios têm disponíveis/implementados 28 parâmetros químicos, 12 parâmetros microbiológicos e 4 parâmetros biológicos.
Os 3 Pólos do Laboratório de saúde Publica do Alentejo encontram-se acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, desde 2006. Os ensaios acreditados assim como os tipos de amostras associados podem ser consultados através do site do IPAC em: http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?id=L0424.

Fazem ainda parte da lista de laboratórios aptos para a realização de análises de água destinada ao consumo humano (ensaios microbiológicos e químicos), no âmbito do Dec. Lei nº 306/07 de 27 de Agosto, emitida pelo ERSAR: http://www.ersar.pt/website/viewcontent.aspx?name=QALaboratorio

A responsável técnica para os três Pólos, Dra. Margarida Passanha, Técnica Superior de Saúde – Ramo de Laboratório, assegura a resposta às necessidades laboratoriais face às competências das Autoridades de Saúde da Região, em especial na vigilância sanitária da água.

Em Dezembro de 2006 os Pólos afetos ao Laboratório de Saúde Pública do Alentejo (LSP) conseguiram a acreditação para os 42 ensaios no sector da Química que tinham sido solicitados ao IPAC.

Presentemente têm 60 ensaios acreditados, entre parâmetros Químico e Microbiológicos.

Para além das atividades desenvolvidas por rotina os 3 Pólos participam ativamente em projeto/estudos piloto tais como: Estudo da qualidade água das piscinas biológicos; Estudo da qualidade microbiológica do gelo usado para Consumo Humano, Pesquisa de Pseudomonas aeruginosa em superfícies de Piscinas, entre outros.
De modo a aferir a qualidade dos serviços prestados nas diferentes vertentes analíticas implementadas nos 3 Pólos do LSP Alentejo, além das auditorias efectuadas a este serviço por organismos externos, sempre com bom desempenho, os 3 Pólos participam em avaliação externa da qualidade em todas as áreas implementadas.

Faixa de sinalética conduz utentes ao Laboratório de Saúde Publica do Alentejo



Colheita Água Consumo Humano.pdfColheita Água Consumo Humano.pdf
Colheita Água Piscina.pdfColheita Água Piscina.pdf
Informação Parametros Água Consumo Humano.pdfInformação Parametros Água Consumo Humano.pdf
Informação Parametros Água Piscina.pdfInformação Parametros Água Piscina.pdf