Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
OE2022 - Incentivos para atrair médicos de família
Governo está a trabalhar num modelo para zonas “especialmente carenciadas”.

O Governo está a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialmente carenciadas”, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo.

O anúncio foi feito a 10 de maio, pela Ministra da Saúde, no decorrer de uma audição parlamentar no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Marta Temido explicou que está a ser estudado “um regime majorado de incentivos”, nomeadamente no reforço da compensação remuneratória, para os médicos de família que aceitem trabalhar em zonas especialmente carenciadas.

“Neste momento, houve 324 recém-especialistas que obtiveram aprovação no concurso de primeira época de formação de especialistas em Medicina Geral e Familiar em 2022. Ou seja, quando forem homologadas as notas, penso que isso estará para breve, teremos a possibilidade de desafiar estes profissionais a continuarem no SNS”, afirmou a Ministra de Saúde em resposta a questões relativas ao número de utentes sem médico de família.

Marta Temido adiantou, ainda, que o Ministério da Saúde está a trabalhar no regime de dedicação plena dos médicos, esperando que possa ser negociado ainda antes do verão, após a devida aprovação do novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde.​


Fonte SNS ​



​​​