Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreios



Programa de Rastreios Organizados no Alentejo

Temos ao dispor da nossa População Programas de Rastreios Organizados, de base populacional obedecem a critérios técnicos, uniformes a nível nacional, nomeadamente no que diz respeito ao recrutamento e métodos de seleção.

Os programas de rastreio destinam-se ao diagnóstico precoce do cancro da mama feminina, do colo do útero e do cólon e reto, assim como da ambliopia infantil e retinopatia diabética, em população assintomática, e sem outros fatores de risco para além da idade e do sexo, requerendo o registo em plataforma informática própria.

P
rocuramos todos os dias acompanhar, melhorar e otimizar cada processo de rastreio oferecido à população da região Alentejo, para que seja uma realidade mantida e continua nos 4 ACES, o acesso aos 5 rastreios preconizados, pela tutela.


 

Rastreios no Alentejo​

Rastreio do Cancro da Mama - (RCM)

Realizado pela Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) onde a população para rastreio é enviada por cada ACES para LPCC, a mesma planifica o cronograma bianual, convoca e realiza o teste primário mamografia com dupla leitura a realizar de 2 em 2 anos, a mulheres entre os 50 e 69 anos.

​Este rastreio está a decorrer nas 58 Unidades Funcionais da Região Alentejo. 

 
Rastreio do Cancro do Colo do Útero - (RCCU) 

Este rastreio tem por base o suporte informático da SiiMA Rastreios, onde as utentes são carregadas segundo o registo nacional de utentes (RNU/SIARS), unidade de saúde em que estão inscritos, a idade e critérios preconizados para realização de teste primário pesquisa de ácidos nucleicos, dos serotipos oncogénicos, do vírus da papiloma humano (HPV) em citologia vaginal a realizar de 5 em 5 anos, a mulheres entre os 25 e 60 anos.

A seleção para rastreio é realizada pelo médico assistente.

As convocatórias e colheita vaginal, são realizadas por cada unidade funcional, mediante a sua agenda e disponibilidade.

Este rastreio está a decorrer nas 58 Unidades Funcionais da Região Alentejo. 

 
Rastreio do Cancro Colon e Recto - (RCCR) 

Este rastreio tem por base o suporte informático da SiiMA Rastreios, onde os utentes são carregados segundo o registo nacional de utentes (RNU/SIARS), unidade de saúde em que estão inscritos, a idade e critérios preconizados para realização do teste primário pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF), pelo método imunoquímico a realizar de 2 em 2 anos, a utentes entre os 50 e 74 anos. 

A seleção para rastreio é realizada pelo médico assistente. 

O registo, entrega e explicação de utilização de kits para recolha de fezes é realizado por cada unidade funcional, mediante a sua agenda e disponibilidade. 

Posteriormente o utente, deve devolver ao kit com a colheita na sua Unidade de Saúde na data que lhe for indicada. O kit seguirá para análise no Laboratório de Saúde Pública da ARS Alentejo. 

​Este rastreio está a decorrer nos 4 ACES da Região Alentejo ainda em processo de integração das unidades funcionais à plataforma SiiMA Rastreios.

 
Rastreio de Saúde Visual Infantil- (RSVI)

Este rastreio tem por base o suporte informático da SiiMA Rastreios, onde os utentes são carregados segundo o registo nacional de utentes (RNU/SIARS), unidade de saúde em que estão inscritos e a idade preconizada.

O método de rastreio a utilizar, assenta numa tecnologia inovadora e inócua de foto-rastreio, que permite identificar os erros refrativos e outras alterações com potencial ambliogénico.

Este rastreio tem um cronograma anual próprio, todos os meninos em idade para realizar rastreio são agendados pela coordenação regional do programa de rastreios e convocados por carta ou chamada telefónica, pela respetiva unidade funcional a que pertencem.

Este rastreio está a decorrer nas Unidades Funcionais do ACES Alentejo Central. 

 
Rastreio da Retinopatia Diabética - (RRD)

Este rastreio tem por base o suporte informático da SiiMA Rastreios, onde os utentes são carregados segundo o registo nacional de utentes (RNU/SIARS), unidade de saúde em que estão inscritos e classificados como diabéticos.

Este rastreio tem um cronograma anual próprio e consiste na realização de um exame primário que compreende à realização de 2 retinografias por olho, uma centrada na mácula e outra na papila.

Os utentes com critérios para
realizar rastreio são agendados pelo Ortoptista que realiza o exame e convocados por carta ou chamada telefónica, pela respetiva unidade funcional a que pertencem. 

​Este rastreio está a decorrer no ACES Alentejo Central, ULSBA e ULSNA. 

 

Missão 

Promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas, saúde visual infantil e retinopatia diabética, garantindo a equidade e a acessibilidade dos cidadãos.


 
Em caso de dúvida

Informe-se na sua Unidade de Saúde, enviei mail para: 
rastreios@arsalentejo.min-saude.pt ou ligue 266758770 Ext. 10015


 
Informações adicionais