Cuidados paliativos são cuidados de saúde especializados para pessoas com doenças muito graves e/ou avançadas e progressivas, de todas as idades, em vários estadios de doença e qualquer que seja o seu diagnóstico, oncológico ou não oncológico.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da pessoa doente e sua família, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de uma identificação precoce, monitorização e tratamento rigorosos da dor e outros sintomas, físicos, psicossociais e espirituais:
- Promovem o alívio da dor e de outros sintomas graves;
- Afirmam a vida e encaram a morte como um processo natural, que nem antecipam nem atrasam;
- Integram os aspetos psicológicos e espirituais do doente;
- Ajudam o doente a viver tão ativamente quanto possível até à morte;
- Ajudam a família a lidar com a doença e acompanham-na no luto;
- Trabalham em equipa para atender às necessidades dos doentes e suas famílias;
- Promovem a qualidade de vida e podem influenciar positivamente o curso da doença;
- Podem intervir precocemente no curso da doença, em simultâneo com tratamentos que têm por objetivo prolongar a vida, como por exemplo a quimioterapia ou a radioterapia e, quando necessário, recorrem a exames para melhor compreender e tratar os problemas do doente.
Todos os profissionais de saúde devem ter formação em cuidados paliativos, aplicando em todos os serviços uma Abordagem Paliativa a pessoas com estas situações e, se for necessário, solicitando consultadoria ou seguimento aos serviços de Cuidados Paliativos especializados, que se destinam ao acompanhamento de situações mais complexas.
Os Cuidados Paliativos especializados são praticados por equipas de suporte (que se deslocam aonde o doente se encontra), e em unidades de internamento (UCP hospitalar e UCP-RNCCI).
As equipas de suporte comunitárias (ECSCP) - realizam consultas no domicílio, no centro de saúde e apoio telefónico. As equipas de suporte hospitalares (EIHSCP) - realizam consultas internas, consultas externas, hospital de dia e apoio telefónico.
Todas as equipas de cuidados paliativos prestam consultadoria aos outros serviços (Cuidados de saúde Primários, Hospitalares ou Continuados) quando solicitado.
Numa mesma instituição do Serviço Nacional de Saúde as várias valências compõem o Serviço de Cuidados Paliativos, que nas Unidades Locais de Saúde é um serviço integrado comunitário e hospitalar.
A estratégia nacional para o desenvolvimento dos cuidados paliativos e o respetivo enquadramento legal e normativo em vigor podem ser consultados em:
Estratégia Nacional