Comemorou-se em Évora o Dia Mundial da Saúde Mental
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental que se celebrou no dia 10 de outubro com um programa que associou debate científico, expressões artísticas como artes plásticas, teatro e dança.
Este ano, o Dia Mundial da Saúde Mental tem como tema "Dignidade na Saúde Mental", definido pela Federação Mundial da Saúde Mental. Pretendeu-se sensibilizar a comunidade para a questão da saúde mental e identificá-la como uma causa comum e transversal às questões nacionais, políticas, culturais ou socioeconómicas, onde a dignidade em relação às pessoas com estas problemáticas deve ser uma vertente inquestionável e prioritária.
As comemorações decorreram em Évora, no Teatro Garcia de Resende, prosseguindo o Programa Nacional para a Saúde Mental uma estratégia de descentralizar as suas iniciativas e debater a realidade regional, em 2015 focadas no Alentejo, em estreita articulação entre as estruturas da Saúde e as do setor social vocacionadas para a reabilitação psicossocial.

A sessão de abertura contou com a participação na mesa de honra do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, Dr. António Leuschner, do Diretor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Évora, dr. Manuel Lopes, da Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr.ª Paula Marques; da Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Dr.ª Ana Paula Amendoeira e do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá.
De seguida teve lugar uma conferência, intitulada "Dignidade na Saúde Mental", pela Dra. Sónia Moura, Adjunta do Gabinete da Ministra da Justiça e representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional da Saúde Mental, que foi comentada analiticamente pelo Dr. António Roma Torres, Diretor do Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar de S. João.

Além do Programa Científico, as comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental incluiram um flashmob promovido pela Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (Lisboa) e o Centro de Apoio Social do Pisão (Cascais), uma "Caminhada pela Saúde", com a colaboração da MetAlentejo, bem como uma peça de teatro "O rei da Triste Figura" levada a cena pelo Grupo Terapêutico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira santa Casa da Misericórdia do Porto.

Fonte: DGS e CM ÉVora