Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Conferência Regional do INSEF

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Alentejo promoveram, no dia 3 de janeiro, a Conferência Regional INSEF (Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico) no Alentejo.

Decorreu a partir das 10horas, no auditório da Escola de Enfermagem São João de Deus, em Évora, a iniciativa teve por objetivo apresentar os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) na região do Alentejo.
De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, esta foi a quarta de sete conferências regionais que este instituto esta  promover, em parceria com as administrações regionais de saúde do Continente e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no sentido de dar relevo aos resultados de cada região e promover a discussão dos resultados do INSEF a nível local, envolvendo assim profissionais de saúde, representantes de autarquias e outros profissionais das áreas da saúde e da educação.
À semelhança dos resultados gerais do INSEF, foram apresentados, nesta conferência regional, indicadores sobre o estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população. 



Sobre o INSEF
O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo (sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, incluindo preventivos) com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue. 

Os resultados gerais do INSEF foram apresentados publicamente, no dia 31 de maio de 2017, em Lisboa. Os primeiros resultados divulgados incidiram sobre as desigualdades sociodemográficas da distribuição do estado de saúde, dos determinantes de saúde e dos cuidados de saúde preventivos da população residente em Portugal, em 2015, entre os 25 e os 74 anos de idade. ​

Para mais informações sobre o INSEF consulte www.insef.pt​​​