Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Consulta da Diabetes Juvenil da ULSBA promove atividade

 

A equipa multidisciplinar da Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo esforça-se, a cada passo, por criar condições ideais para concretizar aquilo que constitui o grande desafio da doença crónica: uma adesão continuada à terapêutica.
Nesse sentido, além da consulta interdisciplinar da qual se orgulham, organizam momentos que aliem Educação Terapêutica e o quotidiano dos jovens. São exemplo disso os campos de férias e os dias passados em situações de carácter lúdico que permitem acompanhar os jovens a par e passo, como se de uma consulta se tratasse mas em ambiente que o jovem irá considerar bem mais positivo o que aumenta a probabilidade de sucesso.

O sábado 11 de maio foi mais um exemplo disso. A equipa, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicólogo, acompanhou um grupo de 11 raparigas e rapazes com Diabetes Tipo 1 ao Jardim Zoológico de Lisboa.
"Muito haveria para contar e dizer sobre o dia, sobre cada criança e cada interação que permite uma maior aproximação ao muito difícil processo de adaptação ao controlo da diabetes. Fica aqui este breve testemunho da nossa vontade de querermos fazer o melhor pelos nossos. Oportunamente."

Esta actividade de Educação Terapêutica foi organizada pela equipa da Consulta de Diabetes Juvenil da ULSBA com a colaboração da Associação de Diabéticos do Baixo Alentejo (ADIBA), e contou com o apoio da ABBOTT, da ROCHE e da Câmara Municipal de Beja.