Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Consulta de Diabetes na UCSP Redondo
Iniciou-se, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Redondo, uma nova abordagem no seguimento do doente com Diabetes.  Seguindo as mais recentes orientações e após observação dos excelentes resultados em estudos nacionais e internacionais, esta Unidade iniciou uma consulta multidisciplinar, de grupo, orientada para o seguimento destes utentes. Com a cooperação entre os profissionais da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Redondo, da Unidade Cuidados na Comunidade e do Município de Redondo, foi possível formar uma equipa composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisiologistas do exercício e assistentes técnicos, motivados para a dinamização deste projeto.   

A consulta tem início com a avaliação individual de todos os utentes, sendo feito o registo dos sinais vitais e dados antropométricos e laboratoriais necessários. Segue-se uma sessão multidisciplinar, de educação para a saúde, com vista a melhorar estilos de vida e aumentar o controlo da doença. No final, são feitos os ajustes terapêuticos necessários e requisitados os meios complementares de diagnóstico recomendados, caso a caso. 

O projeto iniciou-se com os doentes seguidos pela equipa do Dr. Nuno Piteira e Enf. Paula Curado, com o apoio da Dra. Vera Carrilho (Nutrição), Dra. Florinda Reto (Psicologia), Dr. Joaquim Saldanha (Fisiologia do exercício), dos restantes elementos da UCSP Redondo e da Junta de Freguesia de Redondo. 

A primeira consulta foi um sucesso e o alargamento a todos os utentes está já a ser considerado.