Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Nacional da Pessoa Cigana celebra-se a 24 de junho

A Administração Regional de Saúde do Alentejo de acordo com a Estratégia Nacional de Integração para Comunidades Ciganas, (1) pretende sensibilizar os profissionais de saúde e todas as pessoas interessadas sobre diversidade cultural, características e aspetos culturais das comunidades ciganas.


Em Portugal o Dia Nacional do Cigano celebra-se a 24 de junho. (2)


Neste dia realiza-se a festa de S. João Baptista, sendo um santo tradicionalmente festejado pelas pessoas ciganas portuguesas.


O objetivo deste dia é celebrar as tradições ciganas e chamar a atenção para as dificuldades e para a exclusão social que a comunidade cigana sofre.
As pessoas ciganas representam a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas.

 

(1) https://www.acm.gov.pt/pt/-/estrategia-nacional-para-as-comunidades-ciganas-enicc-concig

(2) https://www.acm.gov.pt/-/natal-natividade

Parece-nos importante aproveitar a oportunidade para divulgar a história da Bandeira do povo cigano.
A Bandeira Cigana

bandeira.gif
 
Em 1971 em Orpington, na Inglaterra realizou-se o primeiro Congresso Mundial Romani, do qual resultou uma bandeira que foi adotada como símbolo da etnia rhomá. A escolhida foi a bandeira verde e azul da Asociatia Generala a Tiganilor din Romania (Associação Geral dos Ciganos da Romênia), fundada em 1933, acrescida de uma roda vermelha de dezesseis aros – uma homenagem à Índia, que, já se sabia naquela época, era a pátria original dos rhomá.
As cores da bandeira o azul representa o céu e o verde representa a terra.
A roda vermelha é uma clara referência à roda de 24 aros que figura na bandeira indiana – o Ashoka Chakra e simboliza o movimento imprescindível à vida. Estagnação é morte. A ideia desse movimento constante alia-se ao formato da roda, que lembra a roda de uma carroça, para aludir ao nomadismo dos rhomá em seus vurdá (carroções). A cor vermelha, por sua vez, é, tradicionalmente, um símbolo de vida e boa sorte.

https://caminhosciganos.com/a-bandeira-cigana/