Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ECSCP promove encontro Uma tarde com os Cuidados Paliativos… meu cuidado, meu direito…

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) Ametista, constituída por dois Polos, um em Évora e outro em Estremoz, promoveu um Encontro "Uma tarde com os Cuidados Paliativos… meu cuidado, meu direito…" no dia 28 de outubro de 2019, de modo a assinalar o mês dos cuidados paliativos.
Esta equipa presta cuidados a doentes, que deles necessitam, na sua casa assim como apoia os seus familiares e cuidadores. Disponibiliza também aconselhamento a clínicos gerais, médicos de família e enfermeiros que prestam cuidados.
O Foco dos cuidados paliativos é a pessoa e a família e não a doença, promovendo a qualidade de vida,  prevenindo e/ou aliviando o sofrimento.
Os cuidados paliativos devem ser instituídos o mais precocemente possível, desde o diagnóstico de uma doença crónica e incurável para que não se instale o sofrimento total daquela pessoa e daquela família, nos últimos meses ou dias o nosso trabalho fica comprometido e será muito mais difícil realiza-lo de modo eficaz.
Foi dado enfase também à articulação entre as USF, com os médicos e enfermeiros de família, e a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, de modo a promover uma parceria e estreitar laços profissionais e funcionais com vista à melhoria da prestação de cuidados ao doente.
Ouvimos o testemunho de um familiar que cuidou e que em primeira mão nos referiu as dificuldades de cuidar de um doente em fase terminal em casa e também as parcerias que funcionaram e que sem dúvida devem ser replicadas.
É da vontade da ECSCP repetir estes momentos e assim continuar a dar voz aos cuidados paliativos e a quem cuida de doentes nesta fase da vida.