Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipas Comunitárias de Saúde Mental

Foi autorizado, através de despacho conjunto assinado pelo Ministro das Finanças e pela Ministra da Saúde, o início do recrutamento dos profissionais de saúde que irão integrar as Equipas Comunitárias de Saúde Mental, iniciando-se o procedimento pela área dedicada à população adulta.

O reforço da Saúde Mental foi uma das prioridades assumidas pelo Governo no Orçamento de Estado para este ano, procurando repostas em proximidade que permitiam dedicar uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis e investir na melhoria da resolutividade dos cuidados prestados. A criação de Equipas Comunitárias de Saúde Mental constitui uma nova oferta de cuidados nesta área, concretizando o modelo de organização de cuidados preconizado no Plano Nacional de Saúde Mental. 

A criação de um projeto-piloto de saúde mental por Administração Regional de Saúde, incluindo uma equipa comunitária de saúde mental para a população adulta e uma equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência, têm como objetivo aproximar os serviços de saúde mental das pessoas e assegurar respostas focadas na prevenção, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental.

Espera-se, agora, que as experiências–piloto iniciem a sua atividade até ao próximo dia 31 de outubro e deverão desenvolver a sua atividade ao longo dos próximos 12 meses.

A criação das ECSM constitui uma nova oferta de cuidados na área da saúde mental, concretizando o modelo de organização de cuidados previsto no Plano Nacional da Saúde Mental.