Equipas comunitárias de saúde mental da ULSBA em destaque
A revista da Deco Proteste destaca o projeto-piloto das equipas comunitárias de saúde mental da ULSBA e as respostas dadas na zona de Beja, com agilidade e de uma forma mais completa.

Saúde mental: equipas comunitárias inauguram resposta mais rápida

Contrariar o verbo “deixar”. De sair de casa, de tomar banho, de abandonar a cama, de falar. E acercar o verbo “começar”. Conquistas gigantescas para muitos dos que carregam sintomas de depressão. Que não são ganhos solitários.

Por detrás da recuperação de gestos reguladores da existência quotidiana, estão profissionais unidos, que festejam o vislumbre progressivo da vitória sobre a doença. Psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais entreolham sinergicamente a disciplina do lado, a favor do paciente.

A Equipa Comunitária de Saúde Mental, que intervém no concelho de Beja, é coordenada pelo psiquiatra Vasco Nogueira. O Hospital José Joaquim Fernandes criou a equipa em abril de 2021, em conjunto com mais três, que atuam noutros concelhos do distrito. Ao todo, são quatro dos dez projetos-piloto em teste no País.

Leia a notícia completa

Fonte ULSBA​