Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Eu enfrento o Covid-19 com os Outros - Programa Eu e os Outros
Em tempos de pandemia, todos os esforços para partilhar informação de saúde, divulgar recursos e apoiar as pessoas a lidar com a situação, são essenciais.
O SICAD, enquanto entidade responsável pela área dos Comportamentos Aditivos e Dependências, tem-se empenhado nesta tarefa, sensibilizando para os riscos de que comportamentos aditivos possam ganhar maior dimensão como formas de lidar com a situação de confinamento.
O Programa de Prevenção Universal “Eu e os Outros”, foi criado em 2007 e tem vindo a ser implementado em todo o país maioritariamente em contexto escolar. Baseia-se na exploração de narrativas interativa em que os jogadores assumem o papel do personagem principal enquanto gerem situações do dia-a-dia de um grupo de 9 amigos de idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos. As narrativas abordam temas da adolescência – sexualidade, comportamento alimentar, exercício físico e saúde, bullying – cruzando-os com os comportamentos aditivos.
Agora, o SICAD criou uma nova história, dirigida à vivência do confinamento resultante da resposta à pandemia pelo Covid-19, cruzando-a com os riscos associados aos comportamentos aditivos. Com base na relação destes 9 amigos, o jogador poderá explorar informação referente aos procedimentos, recursos disponíveis e sugestões de resposta a sentimentos naturais neste tipo de situação. É uma história sem respostas certas ou erradas, a partir da qual se pretende desencadear reflexões e conversas que ajudem a lidar melhor com sentimentos que nos são comuns a todos.
Ao contrário das outras histórias, esta estará disponível a partir do site do SICAD (www.sicad.pt), para todos os que se interessarem pelo tema, podendo servir de base a uma sessão de jogo em família, a uma aula sobre o tema ou até mesmo como suporte ao apoio psicológico online proporcionado por alguns técnicos.
Os profissionais que pretendam utilizá-la no seu trabalho com jovens e adolescentes poderão solicitar ao SICAD – eu.outros@sicad.min-saude.pt - o envio de um manual de apoio, no qual encontrarão sugestões de temas de aprofundamento bem como sites adicionais de pesquisa e bibliografia disponível.