Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Grupo Horizontal de Drogas - Portugal preside grupo durante o primeiro semestre de 2021
No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE), durante o primeiro semestre de 2021, Portugal preside ao Grupo Horizontal de Drogas, estando prevista a realização de sete reuniões.

O grupo vai ser liderado pelo Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e Diretor-Geral do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências, João Goulão.

A presidência portuguesa continuará o trabalho iniciado pela presidência alemã cessante e, com base na Estratégia de Drogas da União Europeia para o período de 2021 a 2025, tem como objetivo principal a preparação de um plano de ação.

O Grupo Horizontal de Drogas foi criado em 1997 e é responsável pela condução e gestão dos trabalhos do Conselho respeitantes a esta matéria. Realiza um trabalho tanto de carácter legislativo como de política geral em dois domínios essenciais: a redução da oferta e a redução da procura.

Os seus principais objetivos são a elaboração de estratégias, de planos de ação e de outros documentos relevantes da UE neste domínio, intercâmbio de informações entre os Estados-Membros e com países terceiros sobre políticas nacionais e coordenação das medidas tomadas pelos Estados-Membros na UE e fora desta.

A atual presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, é a quarta exercida por Portugal, depois das que ocorreram em 1992, 2000 e 2007.


Para saber mais, consulte:

SICAD > Notícias