HESE - Combate à Covid-19 - Medida passa pelo aumento da capacidade e contrato de profissionais
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) aumentou a capacidade para doentes com o vírus da Covid-19 e suspeitos de infeção do coronavírus, com abertura de novas valências, e pretende contratar mais profissionais de saúde.

«Não é só em instalações, é também de recursos humanos. Estamos abertos ao recrutamento», afirmou ontem, dia 9 de janeiro, a Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes, na abertura da ampliação da urgência da área dedicada a doenças respiratórias.

A responsável realçou que a unidade hospitalar já conseguiu «contratar 40 enfermeiros e 60 assistentes operacionais», mas vincou que o hospital ainda precisa de «mais pessoas, principalmente enfermeiros e médicos».

«Temos uma equipa jovem, dinâmica, muito empenhada e dedicada, mas também tem os seus limites e está cansada e exausta em muitas situações para dar resposta nos cuidados intensivos, nos serviços de urgência Covid e no internamento Covid», disse.

O serviço de urgência da área dedicada a doenças respiratórias (ADR-SU) do hospital de Évora, cuja ampliação entrou hoje em funcionamento, mais do que duplicou os postos de atendimento, passando de 12 para 26.

Capacidade de internamento tem sido gradualmente aumentada

Também abriu este fim-de-semana a nova unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com Covid-19 do HESE, com cinco camas, que se juntou à já existente, que tem oito lugares e que atualmente está lotada.

Já a capacidade de internamento para doentes com Covid-19 em enfermaria na unidade hospitalar tem sido gradualmente aumentada nas últimas semanas, disponibilizando, desde o dia 1 deste mês, um total de 61 camas.

«Temos quatro vagas neste total em enfermaria», sublinhou a presidente do conselho de administração do HESE.

Para saber mais, consulte: