Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Juntos por um Verão Seguro
António Lacerda Sales participa na sessão de encerramento em Avis.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou esta tarde, em Avis, na sessão de encerramento do “arranque público” do Plano de Contingência da Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021, chamando a atenção para as respostas preventivas da Saúde Pública “cruciais para que tenhamos um verão mais seguro e saudável”.

A sessão foi organizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com o Município de Avis e com o apoio da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Também participaram na sessão Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, José Robalo, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Nuno Silva, Presidente da Câmara Municipal de Avis e representantes dos vários parceiros da Saúde Sazonal (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Universidade Católica Portuguesa, Associação Para a Promoção da Segurança Infantil, Instituto de Socorros a Náufragos).

Num painel multidisciplinar foram apresentadas algumas medidas de intervenção de cada entidade parceira presente.

Ao longo do dia, realizaram-se ainda atividades como o Showcooking “Alimentação saudável, propostas para o Verão”, que foi conduzido pelo Chef Fábio Bernardino e que contou com a participação de Maria João Gregório, Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da DGS.

O Plano de Contingência Saúde Sazonal (módulos de inverno e de verão) está enquadrado por um normativo legal reforçando a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do SNS implementarem planos de contingência de nível local e regional.

O presente plano apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e sua gestão à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Visite:

DGS – https://www.dgs.pt/​

​​​