Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sangue - Dia Mundial do Dador 2021
IPST agradece aos dadores. «Dê Sangue e mantenha o mundo a pulsar».

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) assinalou, dia 14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue, agradecendo a todos aqueles que com este gesto solidário ajudam a salvar vidas.

Além deste agradecimento, o objetivo é aumentar a consciência global para a necessidade de sangue seguro e componentes sanguíneos e a importância vital da dádiva voluntária feita por dadores não remunerados para os sistemas de saúde mundiais.

Em 2021, o slogan para o Dia Mundial do Dador de Sangue é: «Dê Sangue e mantenha o mundo a pulsar» e reforça um pedido global para que mais pessoas em todo o mundo deem sangue e contribuam para melhorar o estado de saúde daqueles que precisam da administração de componentes sanguíneos e derivados do plasma.

O destaque especial da campanha deste ano será o papel dos jovens em garantir o fornecimento de sangue seguro, apelando ao seu altruísmo, entusiasmo e criatividade. Nomeadamente, encorajando-os a aderirem aos pedidos de dádivas de sangue e inspirar outros jovens a fazerem este gesto humanitário; e o reconhecimento do seu potencial enquanto parceiros na promoção da Saúde.

Ir ao encontro de dadores e potenciais dadores

Assim, para corporizar este agradecimento público aos dadores de sangue, o IPST pretende ir ao encontro de dadores e potenciais dadores, realizando ações promocionais nos centros urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.

Na data, unidades móveis do IPST vão exibir o «Obrigado» e promotores da dádiva vão informar e convidar para a dádiva de sangue.

Acresce a este agradecimento público, a iluminação alusiva à data comemorativa de vários monumentos icónicos nestas cidades. Em Lisboa, o santuário do Cristo Rei, Estátua D. Pedro no Terreiro do Paço e Capela de Santo Amaro (Alcântara). No Porto, Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto. E em Coimbra, a Sé Velha, Sé Nova e Mosteiro de Santa Cruz.

Os interessados poderão acompanhar as iniciativas nas redes sociais do IPST

Factos

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.

Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobridor do fator RH.

Imagem: Imagem ilustrativa recolhida do vídeo da campanha

Para saber mais, consulte:

IPST – www.ipst.pt
IPST > Sessões de colheita de sangue
OMS > Dia Mundial do Dador de Sangue – em inglês, francês, russo e espanhol​