ULSBA celebra o 45.º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo assinalou o 45.º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, no dia 25 de Outubro, com uma cerimónia de celebração que se iniciou no princípio da tarde, na sede social da ULSBA, com um ato simbólico de descerramento de uma placa de “homenagem a todos os trabalhadores que, ao longo destes 45 anos, contribuíram para engrandecer a missão assistencial do Hospital José Joaquim Fernandes”. A placa foi descerrada pelo Senhor Dr. Escoval Lopes, médico mais antigo do distrito de Beja, e pela Senhora Presidente do Conselho de Administração da ULSBA, Dra. Margarida da Silveira.
A sessão comemorativa prosseguiu no Auditório do NERBE, com a leitura de uma mensagem enviada pelo Senhor Professor Doutor Machado Caetano, Presidente do Conselho Consultivo da ULSBA, escrita especialmente para a ocasião, que em virtude de estar doente, não pode comparecer.
Seguiu-se o depoimento, na primeira pessoa, da Senhora Enfermeira Cristina Gonçalves, que exerceu funções no HJJF no período de 1973 a 1999, onde ocupou o cargo de Enfermeira-Chefe do Serviço de Urgência, apresentando, aos presentes, uma retrospetiva da sua carreira profissional na Instituição.
Foi ainda convidado a prestar o seu contributo na cerimónia, o Senhor Dr. Manuel Matias, o médico mais antigo em exercício na Instituição e atual Diretor do Serviço de Imagiologia da ULSBA, que chegou ao Hospital José Joaquim Fernandes há 41 anos atrás.
Para falar na primeira pessoa, esteve ainda o Senhor Dr. Jorge Rabaça, médico obstetra no Hospital de Beja, onde ocupou o cargo de Diretor do Serviço de Obstetrícia/Ginecologia no período de 1972 a 2002 que afirmou “que se não fosse a insistência do Dr. Maltez e do Dr. Flores, de quem era amigo e tinha sido meu companheiro na República em Coimbra, não tinha vindo para Beja”. Convencido após inúmeros telefonemas e por uma frase que guardou na memória “Mais vale ser regente numa banda de aldeia, do que músico numa orquestra sinfónica.” O Senhor Dr. Jorge Rabaça terminou a sua intervenção referindo que “é indispensável que haja dinheiro para equipar o hospital, que haja carreiras médicas e que haja Internos, para que o Hospital possa prosseguir e progredir.”
Para terminar, a Senhora Presidente do Conselho de Administração da ULSBA, Dra. Margarida da Silveira, dirigiu palavras de agradecimento a todos os presentes e enalteceu a história do Hospital de José Joaquim Fernandes e o papel de todos os trabalhadores, antigos e atuais, ao longos destes 45 anos.
Em dia de celebração não faltou um momento musical, que esteve a cargo do Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo Senhor Padre António Cartageno e o registo fotográfico dos antigos trabalhadores, cuja imagem consta no álbum de fotografias.
A sessão comemorativa terminou com um convívio onde se partilhou um bolo de aniversário pelos 45 anos do Hospital José Joaquim Fernandes – Beja.