Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA - Dia Mundial da Saúde Oral
Comemora-se, no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral.
O Dia Mundial da Saúde Oral é um importante evento global que pretende sensibilizar para a importância da saúde oral e o seu impacto na saúde e bem-estar em geral. Este dia constitui uma oportunidade para indivíduos, organizações e governos se reunirem e promoverem a literacia em saúde oral, bem como a prevenção e o tratamento das doenças orais.

A manutenção de uma boa saúde oral é fundamental, pois pode ajudar a prevenir várias doenças e infeções. Uma má higiene oral pode levar ao surgimento de cárie dentária, doenças gengivais, e outros problemas de saúde oral. Além disso, estudos demonstraram que uma saúde oral deficiente está ligada a outros problemas de saúde, tais como diabetes, doenças cardíacas e infeções respiratórias.

Os higienistas orais são técnicos de saúde especializados na prevenção das doenças orais. Juntamente com médicos de saúde pública, enfermeiros, professores e outros profissionais de saúde e educação, são os responsáveis por todo um trabalho na promoção da saúde oral, por vezes pouco visível, mas com resultados importantes em termos de ganhos em saúde, comprovados pelo último Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais, publicado em 2015.

Atualmente, todas as crianças e jovens, desde a idade pré-escolar até aos 18 anos, beneficiam ou beneficiaram do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, seja através de ações de promoção da literacia, da aplicação tópica de flúor ou das consultas de higiene oral do Centro de Saúde.
Contudo, nem sempre a prevenção consegue evitar que a doença se manifeste, havendo, por isso, necessidade de dar resposta ao nível do tratamento das situações de cárie.
Para tal, foi criado o “cheque-dentista”, documento que permite o tratamento de situações de cárie dentária, não só a crianças e jovens em idade escolar, mas também a grávidas, aos idosos beneficiários do Complemento Solidário e aos utentes portadores de VIH/SIDA.




Ao celebrarmos o Dia Mundial da Saúde Oral, pretendemos promover a importância de manter uma boa saúde oral e encorajar as pessoas a tomarem medidas pró-ativas para melhorar a sua saúde oral e a saúde e bem-estar em geral. Isto inclui a adoção de boas práticas de higiene oral, tais como escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta com flúor e usar o fio dentário, preferencialmente à noite, bem como visitar regularmente o dentista ou o higienista oral.

Os profissionais de saúde encorajam a escovagem diária dos dentes nas escolas e jardins-de-infância. Porque os bons hábitos se adquirem desde cedo, é fundamental que esta atividade se realize no local onde as crianças passam a maior parte do seu tempo.
Lavar os dentes na escola após o almoço ou após o lanche deve ser encarado, desde cedo, como uma rotina benéfica para a saúde. Se conseguirmos implementar esta medida em todas as escolas e jardins-de-infância estaremos a dar um passo muito importante na melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens do nosso concelho.

Os serviços de saúde contam, por isso, com a colaboração dos pais, encarregados de educação, professores, educadores de infância e pessoal auxiliar na prossecução deste objetivo.
Lembre-se: uma boa higiene oral é fundamental na prevenção das doenças orais e na manutenção de uma boa saúde oral e de uma boa saúde geral.