No Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemorou no dia 10 de outubro de 2024, a Unidade de Saúde Pública da ULSAC, representada pela Enfermeira Rita Leão, Dr. Nuno do Amparo e Enfermeira Vera Caraça, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública e Planeamento do Alentejo, representado pela Psicóloga Natália Oliveira, celebraram esta data com a realização de duas palestras em dois agrupamentos de escolas de Évora (Escola Secundária Severim de Faria e Escola Secundária André de Gouveia) a fim de reforçar o compromisso com a promoção da saúde mental como um direito humano fundamental .
A saúde mental não se limita à ausência de doenças mentais, mas corresponde a um estado de bem-estar em que cada adolescente pode realizar o seu potencial, lidar com os desafios do quotidiano e contribuir de forma ativa no seu dia-a-dia. Neste sentido, o bem-estar mental é um pilar essencial da saúde global e exige atenção prioritária.
A Unidade de Saúde Pública promoveu a sensibilização e o combate ao estigma associado às doenças mentais, promovendo o autocuidado e incentivando os adolescentes a procurarem ajuda quando necessário."