Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
NI - ACSS - Autorizado concurso para o recrutamento de 65 médicos especialistas - 17 abril
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. informa que foi publicado o Despacho n.º 3777-A/2015, de 15 de abril, que autoriza a abertura de procedimentos de recrutamento de 65 médicos para as especialidades de anestesiologia, medicina interna e radiologia. Estes procedimentos serão abertos e desenvolvidos a nível nacional.
A gestão eficaz dos recursos humanos na administração pública pressupõe uma definição criteriosa da política de admissões e a utilização otimizada dos processos de recrutamento, com vista à concretização dos objetivos propostos.
Assim, nos termos do n.º 2 do artigo n.º 22 C do Estatuto do SNS, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 11/93, de 15 de janeiro, estabelece a fixação dos profissionais de saúde por um período mínimo de três anos, após celebração de contrato.
O racional da disposição cujo regime foi acionado no âmbito deste despacho fundamenta-se num melhor aproveitamento do investimento financeiro e de recursos humanos nos processos de recrutamento, visando ainda contribuir para que os médicos recrutados criem laços com a região e com os serviços de colocação identificados como carenciados.
Este concurso tem por objetivo suprir as necessidades de pessoal médico especialista e a criação de condições legais para melhorar a distribuição dos recursos existentes.
 
Estabelecimentos/ Instituições
Vagas
Anestesiologia
20
ARS do Alentejo, I.P.
4
ARS do Algarve, I.P.
2
ARS do Centro, I.P.
2
ARS de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
9
ARS do Norte, I.P.
3
Medicina Interna
38
ARS do Alentejo, I.P.
12
ARS do Algarve, I.P.
4
ARS do Centro, I.P.
5
ARS de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
12
ARS do Norte, I.P.
5
Radiologia
7
ARS do Alentejo, I.P.
2
ARS do Algarve, I.P.
1
ARS do Centro, I.P.
1
ARS de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
2
ARS do Norte, I.P.
1
Total geral
65
 
Estas 65 vagas destinam-se a médicos especialistas na correspondente área profissional de especialização, principalmente profissionais que não tenham vínculo definitivo ao SNS, que se encontrem a desempenhar funções em regime de prestação de serviços ou no setor privado.  
Este concurso surge em complemento ao procedimento simplificado de seleção para o recrutamento de 275 médicos especialistas das áreas hospitalares e de saúde pública, que adquiriam o grau de especialista na 2.ª época do internato médico de 2014, aberto em fevereiro.

ACSS, I.P., 17 de abril de 2015

ACSS - Núcleo de Comunicação e Informação