Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto ECCI24 – Cuidados Continuados Domiciliários no Concelho de Évora entre os finalistas ao prémio IPPS-ISCTE Política

A Administração Regional de Saúde do Alentejo/ Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ARSA/ACES AC) candidatou-se à 1ª edição do prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas enquanto Instituto Público, com o projeto ECCI24 – Cuidados Continuados Domiciliários no Concelho de Évora.

Este projeto piloto a nível nacional, engloba uma equipa multiprofissional exclusivamente vocacionada para a prestação de serviços no domicílio, todos os dias do ano, com acompanhamento 24 horas. Composta por médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, assistente social e assistente operacional, num total de 16 profissionais, que prestam apoio 12 horas por dia em regime presencial e as restantes 12 horas através de atendimento telefónico.

Com este tipo de resposta, estão reunidas as condições para o doente permanecer em casa, dando também o apoio e formação necessários ao cuidador informal.

Este projeto tem capacidade de resposta para 25 utentes em simultâneo, apoiados por 10 voluntários (com formação específica) da Fundação Eugénio de Almeida, assim como outras entidades ligadas a serviços de apoio domiciliário.

É com orgulho que a ARSA/ACES AC vê distinguido o trabalho desenvolvido por este grupo de profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, ao ser selecionado como finalista de entre 65 candidaturas a nível nacional, o que nos incentiva a replicar este modelo de prestação de cuidados.