Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reunião do Grupo Operativo dos Observatórios Regionais de Saúde

Realizou-se nos dias 24 e 25 de setembro, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a 11ª reunião do Grupo Operativo (GO) dos Observatórios Regionais de Saúde, com a presença das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS). Estiveram presentes pela ARS Alentejo, Ana Mendes, Eleonora Paixão e Leonor Murjal.


No âmbito dos Observatórios Regionais de Saúde, e numa ótica de partilha, criação de sinergias, rentabilização dos recursos e da massa crítica existentes, e de alinhamento entre as cinco ARS na consecução de objetivos comuns, os Diretores dos Departamentos de Saúde Pública, com o apoio dos Conselhos Diretivos das respetivas ARS, consensualizaram, em 2012, a criação de um Grupo de Trabalho Estratégico e de um Grupo de Trabalho Operativo, com profissionais dos Departamentos de Saúde Pública, de diferentes disciplinas do saber, com o objetivo de elaborar documentos e ferramentas de apoio à decisão em saúde totalmente harmonizados.


A passada reunião teve essencialmente na ordem de trabalhos a atualização de ferramentas relativas ao Perfil Regional de Saúde (PeRS) e aos Perfis Locais de Saúde (PeLS), mort@lidades.infantil, a discussão de indicadores que integram ou que vão passar a integrar estas ferramentas, como é o caso da mortalidade por causas de morte, da morbilidade hospitalar, da construção de indicadores através do Inquérito Nacional de Saúde de 2014 (INS2014), a inclusão de novos indicadores ambientais e a possibilidade de inclusão de indicadores de cobertura vacinal e de Doenças de Notificação Obrigatória nos perfis de 2019.
Entre outros assuntos passaram a integrar este GO Graça Lima (ARS Norte) e Madalena Mourata (ARS LVT). Vasco Machado (ARS Norte) anunciou a sua saída.