1ª Reunião da Coordenação Regional de Cuidados Paliativos com as Equipas e Unidades de Cuidados Paliativos da ARS Alentejo

No passado dia 1 de março decorreu, em Évora, a 1ª reunião de trabalho da Coordenação Regional de Cuidados Paliativos da Administração Regional de Saúde do Alentejo com as equipas e unidades de Cuidados Paliativos da região.

Foram convidados vários elementos de todas as equipas específicas de Cuidados Paliativos já em atividade ou a criar, com o objetivo de partilhar experiências e de refletir sobre a realidade atual e futura, a nível local e regional.
Estiveram reunidos cerca de 40 profissionais de saúde, das equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos, (ACES Alentejo Central, ULS do Baixo Alentejo e ULS do Litoral Alentejano), das equipas intra-hospitalares de suporte e unidades de cuidados paliativos hospitalares (ULS do Norte Alentejano e ULS do Litoral Alentejano) e da ECR e unidades de cuidados paliativos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Serpa e Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo).

Tal como programado na agenda de trabalho, cada equipa fez uma apresentação, da sua constituição e atividade, uma breve reflexão swot, projetaram o seu futuro e deram ideias para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Alentejo. A Coordenadora Regional apresentou o seu Grupo Técnico de Apoio e atividades já desenvolvidas, e submeteu a discussão uma Proposta de Programa Regional de Cuidados Paliativos para o biénio 2017-2018.
Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e um assistente espiritual dedicados à prestação de Cuidados Paliativos no Alentejo, participaram ativamente e contribuíram com o seu entusiasmo para o sucesso da reunião.

A adesão a esta iniciativa de todos os participantes e o apoio das respetivas Administrações, a presença da Coordenadora da ECR RNCCI, da Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS e do Presidente do Conselho Diretivo da ARS e das suas palavras, foram para todos um grande incentivo.
Abrem-se perspetivas positivas para o desenvolvimento sustentado e de qualidade dos Cuidados Paliativos na continuidade dos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, da região Alentejo.