16.º Aniversário - RNCCI
Em junho assinala-se o mês da Rede de Cuidados Continuados Integrados.

No dia 6 de junho, comemoram-se os 16 anos do nascimento da Rede Nacional de Cuidados Integrados (RNCCI), uma resposta interdisciplinar, multidisciplinar e multifacetada de cuidados de saúde e apoio social aos cidadãos.

O aniversário será assinalado ao longo de todo o mês de junho, com o anúncio de diversas ações e medidas.

A RNCCI, criada com o Decreto-Lei N.º 101/2006, de 6 de junho, resultou de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Segurança Social, e representa um novo paradigma de cuidar a pessoa em estado de dependência, temporária ou permanente, no qual o utente, a sua família e os que daquele cuidam são alvo de intervenção.

O modelo inovador, ao longo de 16 anos, tem garantido uma resposta assente num trabalho integrado e pró-activo de equipas de saúde e de apoio social com o envolvimento dos utentes e familiares/ cuidadores informais, respeitando as suas necessidades e preferências. São, deste modo, cuidados centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade.

A prestação de Cuidados Continuados Integrados é assegurada por várias Unidades de diferentes tipologias, entre elas as Unidades de Internamento, as Unidades de Ambulatório, as Equipas Hospitalares e as Equipas Domiciliárias. Atualmente a RNCCI dispõe de 15.671 lugares na Rede Geral, Pediátricos e Saúde Mental, distribuídos por internamento, ambulatório e domiciliários.

A Região Norte possui 235 unidades/equipas e garante 4.855 respostas, a Região Centro 185 unidades/equipas e assegura 3.578 respostas. Por sua vez, as 157 unidades/equipas da ECR Lisboa e Vale do Tejo garantem 4.571 respostas, e as 80 unidades/equipas da ECR Alentejo 1.345 respostas. Já a ECR Algarve possui 50 unidades/equipas responsáveis pelo funcionamento de 1.313 respostas.

Existe uma ambição clara de aumentar a prestação de cuidados domiciliários e ambulatório, evitando, quando não se justifica, o recurso aos serviços de urgência e aos internamentos hospitalares. Assim, o ano de 2022 irá ficar marcado pelo início da implementação do Plano de Recuperação e Resiliência, constituindo-se como uma grande oportunidade de crescimento, estando previstas diversas medidas para disseminar e incrementar as respostas de proximidade.

Fonte SNS ​